A vantagem da Manutenção Corretiva é a utilização plena dos componentes (até o fim de sua vida útil), mas deve-se avaliar o quanto esse beneficio se sobrepõe ao prejuízo que pode causar a parada do processo durante esse evento.
De acordo com a Norma NBR 5462, os tipos de manutenção existentes são três:
A manutenção preventiva se posiciona como sendo a segunda manutenção com maior custo na indústria, justamente por ter periodicidade definida, ela aumenta os custos com a substituição de componentes das máquinas e com a utilização de mão-de-obra, além de que alguns tipos de componentes, quando substituídos, são mais ...
As principais vantagens são:
Já a manutenção preditiva vai um passo além da preventiva, pois utiliza equipamentos de diagnóstico e revisões constantes para conferir o funcionamento e a eficiência de cada componente. ... Portanto, a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva é referente à maneira de antecipar os problemas.
Segundo a norma NBR-5462, Manutenção Preventiva é a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções. As técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva são: Análise de vibração; ... Técnicas de análise não destrutivas.
A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção. Se levarmos em consideração um carro por exemplo, poderíamos dizer: Manutenção preventiva baseada no tempo: Trocar o óleo a cada 6 meses.
Totalmente contrária à manutenção corretiva, a manutenção preventiva visa evitar o aparecimento de qualquer tipo de falha, ou seja, prevenir as quebras. ... Nas últimas décadas, essa prática de manutenção ganhou espaço em todo o mundo, mostrando-se eficaz e garantindo a disponibilidade de máquinas e equipamentos.
A manutenção preventiva é usada para minimizar as chances de falhas que levam a paralisação do trabalho e um custo alto com a troca de peças ou até do equipamento inteiro.
Qual é o objetivo da manutenção preventiva? ... Reduzir a quantidade de trabalhos de manutenção. Manter a eficiência produtiva dos equipamentos e máquinas em níveis ideais. Manter a precisão operacional dos equipamentos e/ou veículos.
A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.
Objetivos da Manutenção Preditiva
Exercício 3 São objetivos a serem alcançados pela instalação da manutenção preventiva: a) ( ) Redução de custos; qualidade do produto; efeitos no meio ambiente e maior vida útil dos equipamentos.
Efeitos da TPM na melhoria dos recursos humanos · Aumento da atenção no trabalho. · Aumento da satisfação pelo trabalho em si (enriquecimento de cargo). · Melhoria do espírito de equipe. · Melhoria nas habilidades de comunicação entre as pessoas.
12) São objetivos a serem alcançados pela instalação da manutenção preventiva: a) (X) Redução de custos; qualidade do produto; efeitos no meio ambiente e maior vida útil dos equipamentos. ... e) ( ) Diminuição de máquinas paradas em manutenção; aumento de pessoal especializado e eliminação de peças sobressalentes.
Manutenção de ocasião: o que é? Enquanto a manutenção preditiva está baseada na inspeção e prevenção, a manutenção de ocasião trata de remediar algum dano eventual que possa ter acontecido durante o processo produtivo. A manutenção de ocasião visa corrigir algum problema depois que ele se apresenta.
O tipo de manutenção ideal é aquele, obviamente, que apresenta maior percentual de custo-benefício.
4 – Manutenção de Quebra (MQ) Diferentemente do tipo de manutenção planejada, a manutenção de quebra, está entre os tipos de manutenção onde não há planejamento de atividades. Isto significa que o intuito é deixar o equipamento operar até o mesmo quebre para então consertá-lo.
Os serviços de rotina constam de inspeção e verificação das condições técnicas das unidades das máquinas. A detecção e a identificação de pequenos defeitos dos elementos das máquinas, a verificação dos sistemas de lubrificação e a constatação de falhas de ajustes são exemplos dos serviços da manutenção de rotina.
Entendemos por serviços de rotina, as atividades mais superficiais como a inspeção e a verificação das condições técnicas das unidades das máquinas. ... Já, por serviços periódicos, entendemos com aquelas atividades ou procedimentos que visam manter a máquina e equipamentos em perfeito estado de funcionamento.
A terotecnologia é uma técnica inglesa que determina a participação de um especialista em manutenção desde a concepção do equipamento até sua instalação e primeiras horas de produção.
A manutenção e a qualidade total estão diretamente relacionadas, técnicas avançadas de manutenção tiveram origem em meio à revolução da qualidade total. ... Quando a qualidade está ligada à expectativa do cliente, é importante avaliar até que ponto a empresa pode satisfazer o consumidor.
A manutenção deve ser prática constante nas organizações, pois caso o equipamento quebre ou apresente defeitos em operação, o produto não terá o mesmo padrão de qualidade que poderia oferecer caso o equipamento não tivesse apresentado problemas.
A manutenção age estrategicamente nas organizações por ser importante ferramenta na busca de melhoria de desempenho dos equipamentos, bem como sua disponibilidade, ampliação da segurança, além de análise do ciclo de vida do ativo. Existem 3 tipos principais de manutenção: preditiva, preventiva e corretiva.
Os principais objetivos do gerenciamento de manutenção são: programar o trabalho de forma eficiente, controlar os custos e garantir a qualidade dos produtos e serviços. Empresas que não sabem o que é gestão da manutenção, por isso, não monitoram a qualidade dos seus equipamentos que sofrem com diversas falhas.