O feedback nas empresas é uma ferramenta de comunicação, avaliação e incentivo aos colaboradores e equipes envolvidas. E a intenção é transmitir uma mensagem construtiva para melhorar a produtividade e o ambiente interno como um todo.
Como já falamos, o feedback ajuda a melhorar a comunicação entre líderes e colaboradores e cria um canal onde ambos conseguem estar sempre em contato, alinhando todas as questões sobre o trabalho. Isso faz com que o feedback aconteça em pequenos momentos, sem necessariamente precisar ser marcado ou durante uma reunião.
Nas empresas, o feedback é utilizado como uma ferramenta extremamente útil na condução das relações humanas. As pessoas se comunicam umas com as outras e dão feedback de suas ações e atitudes constantemente. O feedback dentro de uma organização é importante para a manutenção de um bom clima organizacional.
Em outras palavras, o conceito de feedback é definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros.
Sendo a comunicação o mais importante para avaliar o desempenho, o feedback é a principal ferramenta para construir a união da empresa e seus colaboradores, pois permite clara negociação de objetivos, portanto, todos saem ganhando quando as metas são atingidas.
Na área de Gestão de Pessoas, o termo feedback é utilizado para caracterizar o procedimento que tem por objetivo criar um círculo virtuoso de crescimento da equipe. Trata-se de uma avaliação de desempenho, que pode ser pontual ou periódica, positiva ou não, e deve ser vista de forma construtiva.
2. O gerente/líder: neste caso, cabe ao gestor, com o apoio do RH, montar, acompanhar e controlar o sistema, a responsabilidade pelo desempenho dos colaboradores e pela constante avaliação e comunicação dos resultados.
10 vantagens da avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho é um procedimento que avalia e estimula o potencial dos funcionários da empresa. Vantagens: Os colaboradores têm oportunidade de crescimento e sente-se valorizados (Motivação). Após a avaliação é estipulado uma nova meta. Uma diretriz mais focada para os objetos da empresa (Metas).
Neste tipo de avaliação de desempenho, participam desde o gestor, colegas, pares, colaboradores e até os clientes e fornecedores. Todos se avaliam e geram insumos para o RH trabalhar em ações de desenvolvimento ou treinar os funcionários de forma mais direcionada. Por isso, essa abordagem costuma ser bem completa.
A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes em gestão de pessoas, já que objetiva analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários. Por meio desse processo, o empreendedor pode diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um período de tempo determinado.
Primeiramente, realizar entrevistas pode ser muito eficiente para analisar o rendimento de seus colaboradores durante determinado período. Além disso, dessas entrevistas podem partir orientações sobre novas ações ou sobre medidas que devem ser tomadas para maximizar o desempenho de sua equipe.
Vai Avaliar Uma Empresa? 6 Erros Comuns Que Deve Evitar
Separamos 10 erros para você evitar na avaliação de desempenho dos funcionários