O leite que consumimos na caixinha ou no saco plástico tem muito conservante e faz mal a saúde? ... A única substância acrescida ao leite e permitida pela legislação, é um aditivo, que garante a estabilidade (proteção) das proteínas durante o processo de ultrapasteurização. Estabilizantes não tem função de conservantes.
Na verdade ele não significa, nem de perto, que aquele alimento está sendo reutilizado. O número que aparece não é nada além de o lote de fabricação da embalagem. Além disso, antes de o produto chegar ao mercado, passa por uma avaliação rigorosa dos ministérios da Agricultura e da Saúde.
Seria possível identificar quantas vezes o leite foi reembalado por meio de números inscritos embaixo das caixas. Segundo a mensagem, esses números podem variar de 1 a 5, e o ideal seria comprar até o número 3, porque acima disso a qualidade do leite estaria ruim.
Segundo Fernanda Miguel, responsável pelo departamento de Tecnologia Asséptica da empresa, o reprocessamento do leite – e de qualquer outro produto – é simplesmente proibido pela legislação. Os quadradinhos coloridos apenas representam um teste de cor feito para controle da qualidade de impressão da embalagem.
Azul = Natural + medicinal. Vermelho = Natural + componentes químicos. Preto = Somente componentes químicos. Circula em publicações nas redes sociais que a cor do quadrado presente na parte inferior das embalagens de pastas de dente indicaria se os ingredientes do produto são naturais ou químicos.
Os estabilizantes são compostos químicos, tais como o citrato de sódio e o monofasfato de sódio, usados antes da ultrapasteurização do leite, para que as características originais do produto sejam mantidas.
O Leite Ninho Tradicional e o Leite Ninho Instantâneo não contêm açúcar adicionado (sacarose).
Tabela de alimentos para diabéticos
O melhor iogurte é aquele que atende suas necessidades. Portanto, um intolerante a lactose, por exemplo, deve optar pela versão zero lactose. Já alguém que preze pela saúde digestiva, pelo kefir, pois ele é um poderoso probiótico. No entanto, quanto menos processado for o produto, melhor.
Se o iogurte comum já tem cálcio, a embalagem desnatada tem muito mais. E quanto mais cálcio, mais facilmente o seu corpo absorve gordura — e se absorve, não acumula. A opção é a mais indicada principalmente para quem quer perder peso, mas não músculo, porque o opção desnatada também tem muito mais proteína.
Aproveite oito benefícios do iogurte para a saúde