O diodo Zener pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente. Quando está polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer, não conduz corrente elétrica enquanto a tensão aplicada aos seus terminais for inferior a aproximadamente 0,6 Volts no diodo de silício ou 0,3 Volts no diodo de germânio.
O circuito regulador com diodo Zener deve ser alimentado na entrada com uma tensão pelo menos 40% superior ao valor da tensão Zener, para que possa efetuar adequadamente a regulação.
Um regulador de tensão é um dispositivo, geralmente formado por semicondutores, tais como diodos e circuitos integrados, que tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico.
Por exemplo, para obter 15 V, pode-se ligar um diodo de 6,8 V em série com um de 8,1 V mas deve-se evitar o uso de um de 12 V com um de 3,1 V. Para que um diodo zener opere satisfatoriamente, a corrente nele deve ser tal que ele fique entre 10% e 80% da sua dissipação.
O diodo retificador é um dispositivo semicondutor utilizado para converter sinais em corrente alternada para corrente contínua, mantendo apenas um semiciclo da onda senoidal que é a característica da corrente alternada, daí o seu nome “retificador”.
Um circuito retificador, ou simplesmente retificador, corresponde aos circuitos elétricos de tensão elaborados para a conversão de corrente alternada em corrente de passagem . Utiliza-se para este processo elementos semicondutores, tais como os diodos e tiristores, além de um transformador.
Diodo schottky Isso faz com que este tipo de diodo seja um componente de baixa capacitância e com comutação mais rápida. A queda de tensão no diodo schottky é menor do que nos diodos comuns, entretanto, a corrente inversa é maior, o que pode impedir seu uso em alguns circuitos.