Arte moderna
Pollock desenvolveu uma técnica de pintura criada por Max Ernst, o dripping (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas: os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela.
11 de agosto de 1956
Cody, Wyoming, EUA
Pollock é o nome comum usado para qualquer uma das duas espécies de peixes marinhos no gênero Pollachius. Ambos P. pollachius e P. virens são comumente referidos como covinhas.
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o precursor da arte abstrata com suas obras Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14).
A arte abstrata ou abstracionismo surgiu no início do século XX, com o intuito de negar a estética naturalista, a figuração e as coisas reais – cor, luz e sombra, objetos – que ainda estavam presentes na pintura.
As primeiras realizações dessa vertente do abstracionismo remontam às vanguardas européias das décadas de 1910 e 1920: o construtivismo russo, a experiência da Bauhaus, o suprematismo de Kazimir Malevich e o neoplasticismo de Piet Mondrian e Theo van Doesburg.
Principais características
Abstracionismo foi um estilo artístico que começou a partir das vanguardas europeias no século XX, que buscavam romper com a tradição cultural herdada do passado, monopolizada pela academia, tradicionalista e que focava o “belo” como principal característica.
Nas duas tendências fundamentais, o abstracionismo apresenta subtendências. No informal, as mais importantes são o tachismo e o grafismo; no geométrico o neoplasticismo ou concretismo. Na pintura destacam-se: Francis Picabia, Paul Klee, Piet Mondrian, Malevick e Marcel Duchamp.