O tráfico negreiro iniciou-se no Brasil pela necessidade contínua de mão de obra escrava e foi resultado direto da diminuição do número de escravos indígenas. ... Os africanos obtidos para escravidão eram prisioneiros de guerra revendidos ou eram capturados em emboscadas elaboradas pelos traficantes.
LEI ABOLICIONISTAS Em 1871, a Lei Rio Branco, popularmente conhecida como “Lei do Ventre Livre”, enfrentaria dificuldades maiores em sua aprovação, em um contexto de fortalecimento dos movimentos abolicionistas.
A Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotegipe (n.º 3.
Os aspectos das leis do ventre livre e dos sexagenários caracterizam uma abolição lenta, gradual e não indenizatória. JUSTIFICATIVA: Ao escravo que alcançasse o aniversário de número 60, era conferido a alforria: liberdade da vida escrava. ... Desse modo os escravos nascidos diminuiu e a abolição destes também.
Resposta. Porque essa lei permitia liberdade aos negros que tivessem mais de 65 anos, e, de uma forma ou outra, beneficiava os proprietários; pois os mesmos não tinham mais de dar alimentação ou moradia para escravos idosos que, pela idade, teriam sua mão de obra desvalorizada.
Assim, muitos escravos acabaram abandonando as fazendas nas quais foram escravizados e mudaram-se para outras ou então foram para cidades. Essas migrações de ex-escravos aconteceram por múltiplos fatores.
O fim da escravidão no Brasil foi impulsionado por diversos fatores, entre eles, uma importante participação popular. Cada vez mais escravos, negros livres e brancos se juntaram aos ideais abolicionistas. Sobretudo, na década de 1880. ... Fugas e revoltas de escravos eram cada vez mais frequentes.