O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
Nos clubes e desfiles de rua, surgiram os blocos, onde um grupo de pessoas vestia-se igual. Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super-heróis, diabo, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, vedete, palhaço.
Por se tratar da vida fora dos eixos e convenções comuns, o Carnaval carrega consigo, em todas suas nuances, aspectos de um simbolismo forte, incomum em nosso cotidiano. Nesse sentido, claro, as fantasias são indicadoras de arquétipos, de energias espirituais que encontram forma de se manifestarem.
Estas são algumas das melhores!
O costume de usarmos fantasias no Carnaval vem da Grécia, Roma e Egito Antigo, quando as máscaras (ainda sem as roupas coloridas) eram utilizadas para misturar o respeito da então festa religiosa com a diversão de reunir diversas pessoas.
Com a popularização do uso de máscaras em rituais e posteriormente em festas, surgiram as fantasias. As primeiras fantasias eram feitas usando roupas adaptadas com enfeites e tingidas até 1930. As fantasias mais elaboradas eram caras e por isso eram usadas apenas por nobres na Europa, que participavam de concursos.
Na Grécia e Roma antiga, era utilizada para caracterizar os personagens nos teatros. No século XV, em Veneza, Itália, a máscara passou a ser utilizada no Carnaval. ... Dessa maneira, a máscara representa o espírito do Carnaval, onde todos podem utilizá-las para se divertir.
No Brasil, bloco carnavalesco é um termo genérico usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares. Designa um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia. Geralmente constituem uma agremiação.
Os blocos são animados por bandas, carros de som ou trios elétricos. Seus integrantes saem vestindo roupas da mesma cor ou fantasias carnavalescas, dependendo do tipo de bloco. No Nordeste, são comuns a participação de bonecos grandes (bonecões) nos desfiles de alguns blocos, principalmente na cidade de Olinda (PE).
O Carnaval de Olinda, parte do Carnaval Recife–Olinda, diz respeito à festa de momo realizada na cidade de Olinda, no estado brasileiro de Pernambuco. É reconhecido mundialmente pelos desfiles dos Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil localização, que saem às ruas junto com os foliões.
É precisamente hoje, sábado de Zé Pereira, que sai o Galo da Madrugada - fundado em 24 de janeiro de 1978, por Enéas Freire, na Rua Floriano 43, bairro de São José.
União Europeia
Um dos destaques da programação é o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo segundo o Guiness Book desde 1995. Em 2019, o bloco desfilou no sábado de carnaval em Recife e atraiu cerca de 2 milhões de foliões.
Com isso, a folia da Cidade Maravilhosa entrou para o Guinness Book como o maior Carnaval no mundo! O Carnaval carioca começou a fincar suas raízes no ano de 1840, quando a alta sociedade, inspirada nas festas europeias, começou a realizar bailes de carnaval na cidade.
Hoje em dia o Olodum vai muito além de apenas um bloco: baseado na cultura afro-brasileira, se tornou uma ONG composta majoritariamente por negros contra o racismo, contando com o estrelato de artistas como Michael Jackson, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Daniela ...
Galo da Madrugada arrasta mais de dois milhões de pessoas ao seu 42º desfile. Em 2019 o Galo da Madrugada comemorou seu 41º aniversário e arrastou, de acordo com a organização, mais de dois milhões de foliões apaixonadas às ruas do centro do Recife.
As atrações foram divulgados na manhã desta terça-feira (26), em coletiva de imprensa na sede do Galo, no Centro do Recife. Cerca de 30 trios, além de sete carros alegóricos, ganham as ruas do Centro no Sábado de Zé Pereira.
- cerca de 1000 artistas entre cantores, músicos e bailarinos, - cerca 750 pessoas de apoio nos camarotes, montados para vista do desfile do Galo da Madrugada, principalmente para os turistas; - 312 carregadores de bonecos e bandeiras; - 97 figurantes.
O grupo costuma reunir cerca de 2 milhões de pessoas.
O Galo Gigante finalmente ficou de pé na Ponte Duarte Coelho na madrugada desta sexta-feira (21), pronto para o desfile do bloco no Sábado de Zé Pereira. Este ano, o Galo faz uma homenagem ao circo, com o tema “Galo Circense de olho no futuro”, com 28 metros de altura e sete toneladas.
A expectativa é de que ele esteja de pé na Ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, na madrugada do dia 21 de fevereiro, marcando a abertura oficial do Carnaval do Recife. Este ano o projeto do Galo Gigante pesa sete toneladas e chegará a medir cerca de 28 metros de altura.
Os detalhes do desfile do Galo da Madrugada 2020, que acontecerá neste sábado (18) foram divulgados nesta terça-feira (18), em coletiva de imprensa realiza na sede do bloco, no bairro de São José.
O grandioso desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do Mundo, acontece sempre no primeiro sábado de Carnaval. ... Após este horário, muitos seguem direto para o Carnaval no Marco Zero (Recife Antigo). Provavelmente não haverá Galo da Madrugada em 2021 .