Adubo de casca de banana
Sobre a irrigação, sua sugestão é regar de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Se tiver plantado em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. "Não regue demais, ou ela ficará afogada", alerta.
Se a planta estiver em canteiro, regue de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Já se tiver plantado a onze-horas em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Prefira cultivá-la em ambiente externo porque suas flores atraem abelhas.
Portanto, quando for colocada em um vaso, por exemplo, este deve ter espaço suficiente para mais umas duas ou três plantas. Regue suas Gazanias garantindo que o solo permaneça úmido nos primeiros dias por pelo menos 15 centímetros abaixo da terra, mas nada em excesso, só o suficiente para garantir esta umidificação.
Confira! Solo: a gazânia é bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. Suporta solos pobres, solos salinos ou solos muito arenosos. O ideal é que o solo seja um pouco arenoso, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 6,2.
Se a margarida for cultivada em vaso, escolha um com furo, para que o solo não fique encharcado, evitando assim o apodrecimento do caule. Elas exigem raios de sol pelo menos em uma parte do dia. A planta não gosta muito de frio, por isso em casos de geadas, elas devem ser protegidas.
Elas gostam de muito sol, solo leve e bem drenado, ou seja, onde quer que for plantar, pode ser num vaso, numa jardineira ou diretamente no solo, misture 1 parte de areia grossa para 1 parte de substrato para jardim. Espaçamento: 15 cm ou 45 mudas por m2. A rega pode ser espaçada.
Luminosidade: deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra. Se a sua babosa estiver dentro de casa, escolha um local que receba, ao menos, 8 horas de luz natural por dia. Adubagem: a planta requer um solo bem drenado, com pouca argila para que drene bem a água e não tenha risco de a raiz apodrecer.
Nativa da América do Sul, inclusive do Brasil, há a Portulaca grandiflora Hook na variedade comum, com flores brancas ou rosas ou ainda mesclada com as duas cores e na variedade dobrada - quando as pétalas são formadas em séries -, nos tons rosa, amarelo, vermelho e branco.
A temperatura é importante A margarida é uma flor que gosta de temperaturas mais quentes, pois durante o inverno ela costuma ficar adormecida para florescer na primavera, quando a temperatura é mais amena. Por isso, durante períodos de geada ou frio intenso, cubra e proteja a sua margaridinha.