São os chamados macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). O primeiro subgrupo é o mais importante para o nosso corpo, por isso, devem estar no cardápio em maiores quantidades.
3-São divididos em macro e micronutrientes as substâncias que participam do metabolismo das plantas de algum modo. Essas substâncias são de caráter inorgânico, ou seja, que não apresentam carbono em sua composição. ... Os macronutrientes possuem esse nome porque são exigidos em maior quantidade pela planta.
Olha eles aí: carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras). Macronutrientes são os 3 provedores de nutrientes mais importantes. Além de fornecerem a energia necessária para fazer o corpo funcionar, eles desempenham várias outras funções vitais no organismo.
Minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, iodo, cobre, zinco, manganês, flúor e magnésio também são constituintes do grupo dos micronutrientes. Eles são fundamentais para a manutenção dos tecidos do corpo e, por isso, devem ser consumidos todos os dias.
São essenciais para o funcionamento do corpo porque participam do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas....1. Vitaminas
Os nutrientes energéticos possuem como função fornecer energia as células. São exemplos de nutrientes energéticos os carboidratos e os lipídios.
Alimentos Reguladores são aqueles que, como o próprio nome sugere, regulam e controlam as funções do organismo, mantendo o seu bom funcionamento. Este grupo possui alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, atuando no sistema imunológico e facilitando a digestão entre outros inúmeros benefícios.
Os alimentos construtores são ricos em proteína, como:
Tabela
O que são os alimentos construtores? Os alimentos construtores (representados pelas proteínas) são essenciais para todo o metabolismo. A função desse grupo alimentar é estrutural, sendo essencial para a formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos do corpo.
Os alimentos considerados construtores são os alimentos ricos em proteínas e sais minerais, como os de origem animal (carne, frango, peixe, ovos e queijos), bem como algumas leguminosas que também possuem quantidades bem significativas de proteína, como lentilha, feijão e ervilha.
Os alimentos energéticos têm como função fornecer os carboidratos, gorduras e proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo e são ingeridos através da alimentação. ... Além disso, as proteínas além de fornecerem energia ao organismo também ajudam a construir os tecidos do corpo.
Grande parte das proteínas que produzimos em nossas células tem função plástica ou construtora, isto é, participa da construção de nossos tecidos. ... É o caso das enzimas, proteínas especiais que regulam as diversas reações químicas que ocorrem no nosso corpo.
Os nutrientes plásticos servem para a renovação, reparação ou construção de células. Eles são: proteínas (leite, queijo, ovos, carnes, peixes, feijão, lentilha, soja, trigo integral, arroz integral). água.
Os alimentos plásticos são aqueles que se destinam a formação de nosso organismo, com isso, promovendo a reconstituição dos tecidos. Exemplo: leite e ovo. Os alimentos energéticos são aqueles que promovem energia ao nosso organismo. Exemplo: doces e cereais.