Caso não consiga, deve ser feita a manobra de Heimlich, pois o indivíduo pode perder a consciência e ter uma parada cardiorrespiratória em poucos minutos. Nessa idade, os que não se alimentam sozinhos devem comer sempre com o tronco reto e ingerir coisas pastosas (sopas e purês).
Assim, a comida e a bebida só têm um caminho: escorregar pelo esôfago até o estômago. Quando você respira, a epiglote fica aberta, deixando o ar entrar e encher os pulmões (veja infográfico ao lado).
Quando ingerimos um alimento, a epiglote abaixa e fecha a entrada da laringe (assim a comida não vai para os pulmões e segue seu trajeto normalmente), quando a comida chega ao esôfago, a epiglote levanta, possibilitando a respiração pulmonar. Por isso não podemos comer e respirar ao mesmo tempo.
A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. Isso é importante porque o alimento, quando entra no sistema respiratório, pode causar asfixia e, até mesmo, morte.
A AMIB ainda aponta outras ações ativas da equipe de saúde para prevenir eventos de broncoaspiração: aspiração de vias aéreas superiores sempre que necessário; em caso de vômito e distensão abdominal, interrupção da dieta seguida de abertura da sonda para drenagem; administração de dieta via oral sempre realizada com o ...