Compras para simples reposição de estoques: é a aquisição dos produtos, mercadorias e serviços básicos da empresa; Compras de novidades: que são as aquisições de produtos, mercadorias e serviços que estão na moda ou novos lançamentos.
A reposição de mercadorias é um importante processo do dia a dia do varejo e tem papel central na operação do varejista. Sendo assim é fundamental buscar a perfeição durante a realização dessa atividade, evitando problemas como as rupturas e as perdas de produtos da loja.
- Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido horizontal, devem ser expostos da esquerda para a direita. - Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido vertical, devem ser expostos de baixo para cima.
A melhor forma de começar a reposição de produtos no PDV é com uma previsão de demanda de consumo. Se um determinado item costuma ter um giro mais rápido, o melhor é ficar atento e preparado para este período entre o abastecimento e a saída dos produtos.
Não coloque mais de dois produtos diferentes na mesma ilha O potencial da ilha de produtos deve ser explorado ao máximo, e quando você expõe mais de 2 itens diferentes acaba reduzindo a importância dada a aquela mercadoria. Por isso, não coloque muitos produtos diferentes na mesma ilha.
Para calcular o custo de mercadorias vendidas, o cálculo é baseado no total das compras feitas durante o período do estoque inicial e retirando o estoque final no mesmo período. Ou seja, custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final.
Normalmente, o custo de manutenção do estoque costuma girar entre 18% e 75% do total, e os principais fatores na hora de definir essa porcentagem são os custos de capital e o tipo de produto fornecido pela empresa. Uma outra maneira de se fazer esse cálculo é acrescentar 20% à taxa de juros de empréstimos no período.