A higiene pessoal refere-se àquele grupo de conhecimentos e técnicas a serem aplicados com o objetivo de impedir o surgimento de doenças infecciosas. Ao lado da alimentação equilibrada e do sono regular, esse conjunto de pequenas ações é um hábito imprescindível para garantir que os pequenos cresçam saudáveis e fortes.
Higiene para uma vida saudável
Objetos de higiene
Itens necessários para manter a higiene em dia
Antecipação: tem por objetivo prever os riscos potenciais para a saúde que podem resultar de processos de trabalho e tomar as medidas necessárias para preveni-los, já nas etapas de planificação e projeto através, por exemplo, da seleção de tecnologias limpas e da inclusão antecipada de medidas de controle.
A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. São agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.
Os riscos ocupacionais estudados pela higiene ocupacional são: Risco físico: Formas de energia perceptíveis ao sentido humano: Ruído; Calor; Radiações Ionizantes; Trabalho sob Condições Hiperbáricas; Radiação Não Ionizante; Vibrações; Frio e Umidade.
Riscos Biológicos. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.