Como começou a Guerra no Vietnã? A Guerra do Vietnã é consequência direta da Guerra da Indochina. Durante esse conflito, que aconteceu entre 1946 e 1954, vietnamitas (em geral, comunistas) lutaram contra o domínio colonial francês na Indochina Francesa – colônia da França que agrupava Vietnã, Laos e Camboja.
O paralelo 38 foi sugerida pela primeira vez como uma linha divisória para a Coreia em 1896. ... Esse paralelo divide a península coreana aproximadamente no meio. Em 1948, esse paralelo tornou-se a fronteira entre os países recém-criados da Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Histórico. Em 25 de junho de 1950, depois de inúmeras tentativas para derrubar o governo do sul, tropas da Coreia do Norte, a pretexto de violação do paralelo 38º, realizam um ataque surpresa, invadem o sul e tomam a capital Seul em uma tentativa de unificar o país sob o regime comunista.
A Coreia foi oficialmente dividida por Estados Unidos e União Soviética em duas zonas de influência. Além disso, foi estabelecido o Paralelo 38 como marco de divisão entre as duas Coreias. A Coreia do Norte foi entregue ao domínio soviético, e a Coreia do Sul foi entregue ao domínio americano.
Elas representaram, basicamente, a divisao do mundo capitalista do comunista, pois em os casos as guerras ocorreram entre um pais capitalista (Coreia do sul, vietna do sul) e outro comunista (coreia do norte, vietna do norte) (Estados Unidos e Uniao Sovietica) apoiando o lado capitalista e comunista respectivamente.
Resposta. Resposta: Podemos apontar as semelhanças existentes entre a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã pelo fato de que ambas foram formas dos Estados Unidos e da União Soviética combaterem de forma indireta, tratando-se de guerras "fantoches", onde o objetivo era vencer o adversário politicamente.
Inserida no contexto da Guerra Fria, a Guerra da Coreia representou a confrontação entre URSS e EUA, criando o receio de uma terceira guerra mundial. A Guerra da Coreia, conflito que ocorreu na Península da Coreia entre os anos de 1950 e 1953, configurou-se como um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.
37.