Esopo (Nessebar, 620 a.C. – Delfos, 564 a.C.) foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares....
Esopo
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. ... Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
Em 1684, o escritor foi recebido na Academia Francesa. Como Acadêmico, viveu durante vinte anos na casa de Madame de La Sablière e depois, na mansão de Madame D'Hervart. Jean de La Fontaine faleceu em Paris, França, no dia 13 de abril de 1695.
(do latim: fabula) As fábulas são narrativas inventadas ou histórias fabulosas, que geralmente ilustram, moralizam ou divertem. Nestas histórias, os animais são humanizados, isto é, falam e tem comportamentos com se de pessoas se tratassem, simbolizando os seus defeitos e qualidades.
5) Por que não sabemos muito sobre Esopo? R: Não se sabe muito pois outros fabulistas receberam o mesmo nome e isso fez suas histórias e vidas se misturassem. 6) Como eram os animais nas fabulas de Esopo? R: Eles cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens.
As fábulas de Esopo são um conjunto de histórias creditadas a um escravo e contador de histórias grego, que viveu entre os anos 620 a.C. e 560 a.C., conhecido como Esopo. Hoje, consideramos fábula de Esopo como uma história leve e branda que inclui animais antropomorfizados e uma lição de moral.