O pacto de Varsóvia comandados pela URSS(União das repúblicas socialistas soviéticas) teve por finalidade defender os países do leste Europeu,países comunistas. A OTAN(Organização do tratado do atlântico norte) comandada pelo Estados Unidos, teve por finalidade defender seus aliados bloco capitalista.
Resposta. O Plano Marshall foi exitoso e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. ... Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.
Os americanos deram ajuda econômica no valor de cerca de 14 bilhões de dólares na época (equivalente a cerca de cem bilhões de dólares em 2018 ajustado pela inflação), que foram entregues para ajudar na recuperação dos países europeus que se juntaram à Organização Europeia para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
As doações e empréstimos seriam feitos com base nas necessidades econômicas européias, dessa forma o Plano Marshall teve a aceitação por parte dos países da Europa Ocidental em 1948, no qual foi entregue aproximadamente 17 bilhões de dólares, os países que usufruíram do plano foram Inglaterra, Alemanha, Itália e França ...
O Plano Marshall foi um plano econômico elaborado pelos Estados Unidos e países aliados com o objetivo de auxiliar economicamente a Europa Ocidental durante os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
A URSS criou a COMECON (conselho de assistência econômica mutua)- a criação da Comecon resultou da necessidade estratégica de a URSS se defender da pressão econômica resultante da aplicação do Plano Marshall na Europa ocidental. A Comecon foi extinta em 1991.
As ações do Plano Marshall deram-se pela ajuda econômica dos EUA à Europa com um aporte de 13 bilhões de dólares na época, que hoje somariam mais de 140 bilhões com valores corrigidos. ... Os interesses estadunidenses em sua implementação foi o rolamento de uma dívida que seria paga posteriormente pelos países Europeus.