A Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutânea é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração.
“As obstruções nas artérias coronárias são causadas por placas de ateroma (popularmente chamadas de “placas de gordura”). Elas limitam ou impedem a passagem do sangue para o coração. Uma vez que o fluxo seja interrompido (no dito popular, veia entupida), o músculo cardíaco pode sofrer um infarto.” – Dr.
Para quem a angioplastia é indicada? A cirurgia é recomendada para pacientes que são portadores de angina, uma condição clínica caracterizada pelo estreitamento das artérias e redução do fluxo de sangue para o coração.
A angioplastia coronariana é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo do coração, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de catéteres e próteses endovasculares, que realizam a desobstrução das artérias coronárias.
Nas angioplastias mais simples recomendamos em torno de 12 horas de repouso. Tempo que poderá variar conforme o procedimento e patologia. Após um angioplastia simples, apenas 12 horas no máximo, pare evitar sangramento no local da punção arterial.
A angioplastia dos membros inferiores é realizada para desobstruir as artérias da perna de forma minimamente invasiva. É feita através de uma punção na pele com a utilização de cateteres, stents e balões endovasculares.
A angioplastia com stent deve ser realizada com um cardiologista especializado no procedimento ou cirurgião vascular e custa aproximadamente R$ no entanto alguns planos de saúde cobrem essa despesa, além de estar disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A prótese é inserida em uma artéria periférica, pode ser na perna ou no braço, com ajuda de um cateter balão, que é guiado até o local obstruído. Ali, o balão infla expandindo o vaso sanguíneo. Em segundos a área fica dilatada e o stent é colocado, para que o fluxo sanguíneo se normalize”, explica Sandra.
Sintomas de Doença arterial periférica Sinais de claudicação intermitente incluem dor muscular ou cãibras nas pernas e braços decorrente de atividade física intensa. As cãibras, no entanto, desaparecem após alguns minutos de descanso. A localização da dor depende de qual artéria está obstruída ou estreitada.
A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução das artérias das pernas, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e próteses endovasculares.
Pode surgir como um entumescimento, uma tensão, uma sensação de peso ou ardor. Fadiga e fraqueza extrema: A sensação permanente de cansaço pode indicar insuficiência cardíaca ou hipotensão. Tontura e desmaio: Pode ser sinal de um ataque cardíaco a caminho ou mesmo um caso de arritmia ou hipotensão.
As principais doenças vasculares e seus sintomas
Doença vascular periférica (DVP), também conhecida como doença arterial periférica, é uma condição comum em que há um lento estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos das pernas. Isso causa má circulação sanguínea e falta de oxigênio nos pés e pernas. Os fumantes são principalmente afetados.
Tratamento: em casos mais simples, o tratamento pode ser feito à base de medicamentos anticoagulantes ou fibrinolíticos. Caso o tratamento clínico não seja suficiente, o médico pode recomendar a realização de um procedimento cirúrgico para a remoção do coágulo.
Dentre as complicações mais frequentes, destacam-se os eventos vasculares, como sangramento no local de inserção, hematoma, pseudoaneurisma, trombose arterial ou embolização distal4-7.
Olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos são afetados por causa da grande quantidade de açúcar, o que leva ao mau funcionamento de vários órgãos... infartos, derrames, insuficiência renal. Uma doença que pode ser consequência do diabetes mal controlado é a impotência nos homens.
Diagnósticos dos exames vasculares
Permitem o diagnóstico, planejamento e auxílio na execução do tratamento de inúmeras doenças vasculares e, na maioria das vezes, isto é possível ser feito no próprio consultório, sem dor, sem injeções, sem uso de contraste ou radiação.