Chiavenato finaliza o capítulo dedicado ao estruturalismo abordando as principais críticas existentes à teoria estruturalista: tentativa de convergência de abordagens técnicas e sociais; ampliação da abordagem – indivíduo e suas relações; dupla tendência – integrativa e conflito; abordagens amplas de diferentes ...
MODERN ORGANIZATIONS - Por Amitai Etzioni, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1964, 120 páginas. ... O livro em questão é uma tentativa do Professor ETZIONI de cobrir historicamente o desenvolvimento da teoria da organização, iniciando-se com a chamada "Escola Clássica" e chegando até o "Estruturalismo".
Resumo: Ao estudar organizações sob a visão estruturalista, realiza-se uma análise dos fatores que compõe o contexto organizacional e verifica-se a integração e interdependência desses fatores.
Etzioni afirma que outros nomes para esse poder seriam persuasivo, manipulativo, ou sugestivo. O poder normativo, por sua vez, distingue-se em dois tipos: poder normativo puro e poder social.
Os pensadores e teóricos funcionalistas entendem que cada parte pertencente a sociedade, com suas especificidades e funções, é responsável pela sociedade como um todo, bem como sua estabilidade e coesão. A visão funcionalista é portanto, sistêmica: diferentes fatores que se unem, formando um grande sistema.