Exemplos de inclusões são os grânulos de glicogénio no fígado e células musculares, gotas de lípidos nos adipócitos, grânulos de pigmentos em determinadas células da pele e cabelo, vacúolos que contêm água, e cristais de vários tipos.
Inclusões Intra-Eritrocitárias Esses corpúsculos são formados por resquícios de núcleo no citoplasma, por isso denotam a liberação de células jovens na circulação e estão presentes nas anemias regenerativas. Geralmente o baço acaba recolhendo estas células da corrente sanguínea.
Há nas células vegetais vários tipos de substâncias de reserva: açúcar, amido, celulose, óleos gordurosos e proteínas. O açúcar encontra-se dissolvido no sulco celular. O amido forma grãos sólidos. A celulose é depositada nas membranas celulares.
As fímbrias comuns são curtas, finas e rígidas, e têm função de dar a aderência para a bactéria em sua locomoção e temos tambem as fímbrias sexuais que são maiores e servem de canais para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.
As fímbrias possuem a função de aderência e em conjunto com os flagelos, de transporte de material genético. As fímbrias são apêndices filamentosos encontrados nas bactérias. São apêndices pequenos, curtos e em maior número que os flagelos.
A cápsula bacteriana é considerada um fator de virulência pois aumenta a habilidade de uma bactéria causar doença. A cápsula protege a célula bacteriana contra a fagocitose por células eucarióticas como os macrófagos. Um anticorpo específico para a cápsula pode ser necessário para que a fagocitose ocorra.