A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
O movimento tinha como principais reivindicações o fim do uso do castigo físico a partir das chibatadas e o fim do preconceito racial presente na Marinha brasileira. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na Marinha brasileira, era comum o uso da chibatada como forma de punição.
O fim da Revolta da Chibata Quatro dias após o conflito, o então Presidente Hermes da Fonseca decretou o fim de toda prática violenta e o perdão aos marinheiros, e após a entrega das armas e embarcações, Hermes da Fonseca solicitou que alguns revoltosos fossem expulsos.
Os grupos envolvidos na Revolta da Chibata foram os marinheiros afro-brasileiros e mulatos, no ano de 1910, em um contexto de recente abolição da escravidão.
O movimento contra os maus-tratos aos marinheiros do Brasil terminou com prisão dos amotinados. João Cândido, o Almirante Negro, passou dois anos na cadeia e morreu na pobreza. Anos depois, ele foi anistiado, mas a família ainda aguarda pagamento de indenização.
22 de novembro de 1910 – 26 de novembro de 1910
Resposta certa: Principais características do movimento: Consistia em acabar de vez com os castigos em que eles eram submetidos e a exploração da rotina diária do trabalho dos escravos, que eram os negros foram libertos ou seja que se tornaram marinheiros.
A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.
Estopim da Revolta da Chibata Essa era composta pelos marinheiros negros, ex-escravos e de famílias pobres. Por motivo de embriaguez e briga com um colega, o marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes recebeu severa punição.
A Revolta da Chibata ficou extremamente conhecida por ter sido uma reação dos marinheiros brasileiros aos castigos físicos a que eram sujeitos. A Marinha brasileira tinha como prática na época o uso da chibatada como forma de punição de seus marinheiros caso violassem o código de conduta da corporação.
No AR em - 01:09. O movimento contra os maus-tratos aos marinheiros do Brasil terminou com prisão dos amotinados. João Cândido, o Almirante Negro, passou dois anos na cadeia e morreu na pobreza. Anos depois, ele foi anistiado, mas a família ainda aguarda pagamento de indenização.