As meninges são três membranas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que revestem o sistema nervoso central.
Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Elas possuem a função de proteger esse sistema tão importante. ... A função desse fluido é suavizar os possíveis impactos do sistema nervoso central com os ossos.
MENINGES E LIQUOR O tecido do SNC é muito delicado. Por esse motivo, apresenta um elaborado sistema de proteção que consiste de quatro estruturas: crânio, meninges, líquido cerebrospinal (liquor) e barreira hematoencefálica.
Proteção do Sistema Nervoso Central Elementos Protetores Estruturas Ósseas: crânio e coluna vertebal Meninges: membranas que revestem e protegem nosso cérebro e coluna vertebral Líquor ou líquido cefalorraquidiano Barreiras Encefálicos- barreiras entre o sangue e o líquor Os ossos do crânio fazem a proteção do encéfalo ...
As estruturas ósseas que protegem o encéfalo e a medula espinhal são os ossos apendiculares, além das estruturas membranares, como a duramáter, a piamáter e a aracnoide, que são as meninges.
O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo.