Localizada na comunidade Serra Negra, distante em média 70 km da cidade de Almas. É como se uma grande serra (bloco de arenito) houvesse sofrido um processo erosivo no qual se formaram torres de pedra espalhadas em bloco por uma extensa área de aproximadamente 15 km².
A Cidade de Pedra está localizada a 56 km de Pirenópolis, é considerada a maior do Brasil.
Goiás
As ruínas que restaram em Petra foram redescobertas pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt em 1812 e o local tornou-se objeto de curiosidade de visitantes e arqueólogos.
Ela foi fundada em 312 a.C., e se transformou em um eixo importante nas rotas comerciais. Caravanas de seda, incenso e especiarias ligavam a China e a Índia à Grécia, Roma, Egito e Síria. Árabes nômades, os nabateus talharam, literalmente, a cidade, em uma mistura de arquitetura greco-romana e oriental.
O local é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985. O sítio arqueológico permaneceu desconhecido para o mundo ocidental até 1812, quando foi introduzido pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt. Foi descrita como "uma cidade rosa e vermelha tão velha quanto o tempo" em um poema de John William Burgon.
1812
Em 07 de julho de 2007, foram anunciadas no Estádio da Luz, em Lisboa, as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, um novo conjunto de obras dignas de serem listadas, como foi feito pelos gregos com as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Grande Muralha
A Chichén Itzá é formada pela pirâmide de Kukulkan (El Castillo), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros.
A listagem final conta com os seguintes monumentos: Coliseu de Roma (Itália), Chichén Itzá (México), Machu Picchu (Peru), Cristo Redentor (Brasil), Muralha da China (China), As Ruínas de Petra (Jordânia) e Taj Mahal (Índia).
A primeira referência a uma lista de sete tais monumentos foi dada por Diodoro Sículo. O epigramista Antípatro de Sídon que viveu em torno ou antes de 100 a.C., criou uma lista de sete destes monumentos, incluindo seis dos da lista atual (substituindo os Muros da Babilônia pelo Farol de Alexandria):