Resposta. de acordo com sua pesquisa o capitalismo financeiro é um sistema econômico do capitalismo que surgiu no começo do século 20 apresenta como característica principal a subordinação dos meios de produção para acumulação de dinheiro e obtenção de lucros através do mercado financeiro.
O Capitalismo financeiro ou monopolista apresentou modelos fundamentais, o domínio da indústria pelas inversões bancárias; a formação das grandes reservas de capitais; a distinção entre a propriedade particular dos dirigentes da empresa e o patrimônio e a responsabilidade econômica da organização.
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.
Percebe-se, portanto, a atuação de dois agentes da produção do espaço urbano: o Estado e os grandes incorporadores imobiliários. ... Entende-se que o processo de periferização e a condição de moradia são questões urbanas complexas e urgentes, portanto, desafiadoras para a gestão pública.
Condição que impede que classes mais baixas permaneçam em lugares mais valorizados, como os centros das cidades, levando-as a morar nas regiões da periferia urbana. A periferização é resultado das desigualdades sociais.
Para o geógrafo MILTON SANTOS (1993), essa seria a definição de urbanização espraiada, termo que configurou um tipo de cidade caracterizada pela periferização, fragmentação e dispersão.
Cidade espraiada Em oposição ao modelo compacto, temos o modelo das cidades espraiadas, representadas comumente por grandes extensões de uso residencial, bairros monofuncionais – sem uso misto – e com baixa densidade populacional.
Regidos pelo Estatuto da Cidade, os Planos Diretores norteiam o desenvolvimento e o crescimento dos municípios – têm o objetivo de ordenar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana.
A cidade, em seu processo de crescimento permite reconhecer várias etapas. A primeira é a expansão: a cidade cresce transformando o solo rural em urbano. A segunda é a consolidação, onde se ocupam alguns lotes, se abrem algumas ruas, se constroem as casas, se estendem as redes urbanas.
As cidades são diferentes, não somente pelo número de habitantes, mas também pela concentração de serviços nelas contidos. Um aspecto que caracteriza a urbanização brasileira é referente a uma extrema concentração de uma vasta parcela da população em grandes cidades, dando origem assim às metrópoles.
Uma cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.
As cidades são locais de concentração de pessoas, indústrias, serviços e órgãos públicos, além de variadas culturas e problemas sociais e econômicos. Esses elementos indicam as características que podem ter e mostram que cada uma deve possuir organização e função próprias.
na paisagem Urbana destacam-se os Prédios o Trânsito de veículos e a Concentraçao de pessoas. no ambiente rural predominam Áreas verdes com bastante arvores e vegetação.
Olá, a) A principal diferenças nas paisagens acima representadas, está nos elementos mostrados nas fotos. Enquanto em uma vemos muita vegetação, na outra conseguimos observar a neve, que são detalhes que causam grande modificação nas paisagens.