A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo.
O terceiro olho, também conhecido como Ajna, o sexto chakra, situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau.
A hipófise é uma pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, que está localizada no centro geométrico da cabeça. Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas.
A função da hipófise é regularizar as ações de outras glândulas,e de várias funções do organismo como por exemplo a do crescimento, e estimulando a tiróide. Também chamada de glândula pituitária!
Essa função do timo garante o correto funcionamento do sistema imunológico. Quando existem poucos linfócitos T no organismo aumentam as chances de se adquirir doenças. O timo também é responsável pela produção do hormônio timosina, que estimula a maturação dos linfócitos T.
“A tireoide é responsável pelo metabolismo. Ela atua em quase todos os órgãos, inclusive na temperatura corporal e no gasto energético. Quando corrigida a disfunção, o peso volta ao normal”, explica a endocrinologista.
A hipófise produz o hormônio estimulante da tireoide (TSH), que induz a tireoide a produzir T3 e T4.
As doenças da tireoide tem cura, sim. Contudo, pode-se compreender como cura uma melhora nas condições de vida, através de um sistema imunológico forte, de um intestino que funciona bem, da disposição para iniciar o dia a dia, da prática de exercícios físicos e do cultivo de uma rotina de alimentação saudável.
O TSH é uma glicoproteína secretada pela adenohipófise que tem como principal função controlar a quantidade deste hormônio chamado TSH, que por sua vez estimula a tireóide a liberar os hormônios T3 e T4.
TSH baixo. Hipertireoidismo: O TSH baixo normalmente indica que a tireoide está produzindo T3 e T4 de forma excessiva, aumentado estes valores, e por isso a hipófise diminui a liberação do TSH para tentar regular a função da tireoide. Entenda o que é o T3.
TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo. O valor de referência pode variar de acordo com a metodologia utilizada.
Não há dúvidas de que pacientes com TSH elevado e sintomas de hipotiroidismo devam ser tratados com reposição de hormônios.
A secreção do TSH é pulsátil e possui um ritmo circadiano com os pulsos de secreção ocorrendo entre 22h e 4h da madrugada, sendo seus níveis médios entre cerca de 1,3 e 1,4 mU/L, com limites inferiores entre 0,3 e 0,5 mU/L e limites superiores entre 3,9 e 5,5 mU/L4(C).
Levotiroxina (Puran T4, Eutirox, Tetroid ou Synthroid) - é um remédio capaz de substituir o hormônio que é normalmente fabricado pela glândula da tireoide, permitindo assim a sua reposição.
Este é o caso do hipotireoidismo subclínico, que é uma forma inicial de hipotireoidismo. Os pacientes com hipotireoidismo subclínico costumam ter TSH um pouco elevado, entre 5,0 e 10,0 mU/L, e um T4 livre normal, entre 0.
1. Dosagem de hormônios da tireoide
Qual exame identifica as alterações da tireoide? Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.