Diferencia-se, no entanto, pelo porte bem mais compacto – o arbusto chega no máximo aos 3 m ou 4 m de altura, contra os 12 m da árvore –, e a época da florada, que no caso do manacá-da-serra vai de novembro a fevereiro.
O fertilizante Para o evitar, o melhor é adubá-la com adubo mineral e com orgânico (como o composto), pois favorecerá um crescimento mais rápido e espetacular da planta. Caso tenha alguma dúvida sobre o tipo de fertilizante ou adubo a usar, recomendamos-lhe que contacte o centro de jardinagem em que comprou a planta.
A seiva leitosa da dipladênia é tóxica e pode provocar queimaduras na pele e mucosas. Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado moderadamente. Não tolera solos encharcados, frio intenso ou geadas.
As trepadeiras crescem melhor se cortar os ramos velhos. Não deixe os rebentos laterais muito curtos; para isso, tome como ponto de medida a união desses rebentos com o rebento principal. Para podar uma trepadeira demasiado grande, poderá ter de cortar mais rebentos.
Faça a poda imediatamente após a floração. Faça apenas uma poda intensa por ano no jasmim de verão, entre o fim do verão e início do outono. O jasmim de inverno precisa de uma poda pesada no fim da primavera, imediatamente após o fim da floração. O jasmim de inverno floresce entre junho e outubro.
As roseiras trepadeiras Para podar roseiras trepadeiras com flores grandes, corte os ramos jovens a dois terços a partir do pé da planta, de forma a induzir a ramificação. Deve também eliminar os rebentos que apareçam ao longo dos ramos adultos, deixando sempre dois gomos.
Faça a poda durante o final do inverno ou começo da primavera, antes do primeiro crescimento. Use uma tesoura de poda pequena para cortar as terminações dos ramos. Isso promoverá o crescimento de novas gemas e brotos.
Tratamento pós-poda As substâncias mais utilizadas são: calda bordalesa, parafina, mastique e cera de enxerto. Nunca use substâncias corrosivas como piche, tintas, graxas ou alcatrão, pois destroem o tecido celular da árvore.
A melhor maneira de ajudar a árvore a curar as suas feridas consiste em colocar betume na ferida. Se forem deixados ao ar, os tecidos não têm protecção e são vulneráveis às infecções. Utilize betume em pasta, a espalhar com uma espátula. É menos prático que o betume em spray mas é mais eficaz.
5 passos para curar uma ferida mais rápido