Melhores marcas de selador para parede: Suvinil, Coral, Sherwin Williams, Sayerlack e Maza.
Você deve aplicar o selador sempre que a parede for nova ou quando estiver muito castigada pelo tempo, possuindo partes soltas ou com absorção ineficiente. O selador serve para corrigir a absorção da parede, bem como para fixar resíduos que passam desapercebidos na preparação da parede para a pintura.
Como usar o selador de parede: passo a passo
5 passos práticos para preparar paredes antes de pintar
Lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas partes em que a superfície estiver mais grosseira. Com o próprio tato da palma das mãos você verifica se a superfície está lisa o suficiente para receber o selador.
Como emassar parede: passo a passo
Lixa de massa É a lixa para dar acabamento nas paredes comuns. As mais grossas são para remover muitas camadas de tinta. As de grana mais alta, ou seja, as mais finas, dão melhor acabamento, e deixando a parede mais lisa e regularizada.
Com a parede já rebocada, utilize lixa n° 80 ou 100 para preparar a parede para aplicação da massa corrida. É necessária uma superfície limpa, por isso, limpe o local com vassoura ou escova seca para retirar a poeira do lixamento.
O primeiro passo para preparar a parede com reboco para receber a pintura é lixar. Para tanto, certifique-se de utilizar lixa de gramatura grossa, entre 60 e 80. O intuito é retirar ao máximo aquele excesso de areia, muito comum quando o reboco da parede está seco.
Numeração
Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 220 ou 320 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto. Depois, utilize um pano úmido para retirar resíduos de todo o processo e escolha o acabamento ideal entre cera e verniz.
A numeração de cada lixa está diretamente ligada a quantidade de grãos que aquela lixa possuí, quando mais alto o número, mais grãos ela possuí e mais delicado é seu lixamento. Os números nas lixas podem variar de 24 a 1.
Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de grão 36 a 400. Fique atento para a seqüência de uso de cada número de lixa. O grão seguinte não pode exceder mais que 50% do grão usado anteriormente, se você iniciou o trabalho usando grão 80, a próxima lixa deverá ter 50% a mais de 80, isto é, 120.