18 g
12,0107 u
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1).
Verificado por especialistas. No sistema da figura há: 8 atómos, 2 elementos, 3 substâncias e 4 moléculas. Os átomos são unidades fundamentais da matéria, formados por um núcleo com carga elétrica positiva, chamada de prótons, e os nêutrons, partículas de carga neutra.
COmo você já deve saber, a equação para calcular o número de lacunas é a seguinte:
As moléculas são constituídas por átomos unidos através de ligações que podem ser covalentes e iônicas. A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
atômica, para qualquer elemento, existem 6,02 . 1023 átomos. Em uma massa em gramas numericamente igual à massa molecular (MM), para qualquer substância molecular, existem 6,02 . 1023 moléculas.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
1 ml/mol = 0,001 l/mol - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de ml/mol em l/mol.
Resposta. Resposta: Resolução. x ≈ 3,34 x 10^25 moléculas de água.
Nada menos do que 1,67 x 10²¹ moléculas, um número tão grande que, se escrito, ocuparia umas duas linhas da nossa matéria. Vamos aos cálculos: Um mol de água, que é a quantidade padrão usada pelos químicos, corresponde a 18 gramas e contém 6,022 x 1023 moléculas.