Elementos químicos majoritários
A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).
Como são formadas as moléculas Os átomos de uma molécula mantêm-se unidos graças a fortes ligações químicas criadas quando os átomos compartilham elétrons entre si. Os elétrons são encontrados isolados ou em pares, nas camadas externas dos átomos.
Estabilidade química: precisam completar seus orbitais incompletos perdendo, ganhando ou compartilhando elétrons. Camada de Valência: em geral as ligações químicas envolvem apenas a última camada do átomo. ... Os átomos se unem para formar as moléculas, que por sua vez formam as substâncias.
As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, elas se classificam em: Força dipolo-induzido: é causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região da molécula.
Ligação de Hidrogênio É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.
As forças intermoleculares, ou interações intermoleculares, são a forma com que as moléculas interagem entre si. São elas que mantêm unidas as moléculas de uma substância, fazendo com que sejam sólidas, líquidas ou gasosas! Assim, as interações intermoleculares são determinantes das propriedades da substâncias.
Entre as moléculas de dióxido de carbono ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido, pois o CO2 é uma molécula apolar. ... Quanto às forças intermoleculares, a molécula que forma ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) com a água é: a) H2S.
pontes de hidrogênio
Como mostrado abaixo, tanto as moléculas de água quanto as moléculas de álcool (etanol) possuem átomos de hidrogênio ligados a átomos de oxigênio: Não pare agora... ... Desse modo, sabemos que as moléculas de água atraem-se mutualmente por meio de ligações de hidrogênio, que são forças de intensidade alta.