20 de dezembro
Inscrição IFES 2020 As inscrições serão realizadas de 1º de outubro e serão encerradas no dia 3 de novembro, no site do IFES. A taxa de inscrição é de R$ 68 e a isenção pode ser solicitada até o dia 25 de outubro. Para a modalidade Proeja, não há cobrança de taxa de inscrição.
Para ser aprovado, é necessário que o candidato obtenha pontuação acima da nota de corte. O IFES oferta cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo. Uma outra forma de seleção é o Processo Seletivo do IFES, cujas informações são disponibilizadas no próprio site do IFES.
Cursos menos concorridos do Sisu
Os cursos técnicos são ofertados nas modalidades presencial e a distância em três formas: articulada integrada, articulada concomitante e subsequente ao Ensino Médio. Na forma articulada integrada o estudante faz o Ensino Médio juntamente com a formação técnica no próprio Instituto.
Curso técnico integrado Nessa modalidade, o estudante cursa o técnico junto com os dois últimos anos do ensino médio, já finalizando o ensino básico com uma profissão. No fim do curso, o aluno recebe dois certificados, de conclusão do médio e outro de conclusão do técnico.
470 pontos
A seguir, listamos as 10 melhores dicas de como se sair bem em provas.
Os cursos técnicos são divididos em 13 eixos tecnológicos, veja quais são eles:
Para ingressar no curso técnico precisa de ensino médio completo? Segundo o Ministério da Educação, não. Todos os cursos técnicos podem ser feitos ao mesmo tempo que o ensino médio. No entanto, é necessário ter terminado o ensino médio para receber também o diploma de conclusão do curso técnico.
É bastante comum concluir o ensino médio para, então, ingressar no ensino técnico. Entretanto, é possível fazer curso técnico e ensino médio ao mesmo tempo. A formação pode ocorrer de forma integrada ou concomitante.
Para poder atuar como técnico em enfermagem, não é necessário ter feito um curso de graduação na área, mas é necessário que o curso técnico seja feito em uma escola registrada junto aos órgãos competentes. Além disso, boa parte das instituições exigem que o aluno tenha, no mínimo, 18 anos e com ensino médio completo.
Para se matricular em um curso técnico em radiologia, o candidato pode estar cursando o ensino médio ou pode optar para depois que o concluir – em algumas instituições é requisito ter 18 anos, em outras, a partir dos 16 anos. Para a obtenção do diploma técnico, é necessária a conclusão do ensino médio.
17 anos
quatorze anos de idade
Não há idade mínima ou máxima para realizar o curso. Todos os cursos podem ser feitos por pessoas de quaisquer idades. Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo? Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos.
16 anos
14 anos