Os Símbolos Nacionais do Brasil foram instituídos através da Lei 5.
Armas Nacionais O brasão é um escudo azul, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, disposta na forma da constelação Cruzeiro do Sul, com uma espada em riste. Ao seu redor, está uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro.
As partes do brasão
e ainda, são símbolos conforme leis:
Os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul são: o Hino, a Bandeira e o Brasão de Armas. Outros símbolos foram instituídos através de leis. São eles: o Cavalo Crioulo, a flor Brinco-de-Princesa, a planta Marcela ou Macela, a ave Quero-quero, a Erva-mate, a bebida Chimarrão, a comida Churrasco e a Estátua do Laçador.
1º – São símbolos estaduais: a bandeira, as armas, o hino e os solos, extintos pela Constituição Federal de 10 do novembro... Parágrafo único – Fica revalidada a legislação estadual vigente, referente aos símbolos estaduais e seu uso.
Símbolo oficial do Estado de Goiás, a bandeira foi instituída pela Lei nº 650 de 30 de julho de 1919, e criada pelo goiano Joaquim Bonifácio de Siqueira. É composta por oito listras horizontais, alternadas nas cores verde e amarelo. O verde representa as matas e o amarelo as riquezas minerais.