O sistema articular reúne as articulações do nosso corpo, que podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações ou junturas. Essas estruturas podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos.
A cápsula articular é um invólucro membranoso que encerra as superfícies articulares, possuindo duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna).
Os ligamentos cruzados (do lat. crux, uma cruz) unem o fêmur e a tíbia, cruzando dentro da cápsula articular da articulação, mas fora da cavidade articular sinovial.
A cápsula articular encontra-se interiormente revestida por uma camada de tecido liso e brilhante, denominada membrana sinovial, que se encarrega de segregar um líquido claro de cor amarela e viscoso, o líquido articular ou sinovial, o qual enche a articulação de forma a lubrificar as superfícies em contacto e ...
Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto.
O líquido sinovial contém em sua composição mucina, albumina, gordura e sais minerais. ... Os elementos citológicos que compõem o líquido sinovial normalmente são: linfócitos, monócitos, neutrófilos, células sinoviais, ragócitos (células RA), lipófagos, células LE.
Frutas vermelhas Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.
Veja quais alimentos são indicados para repor o colágeno
Atualmente, a cartilagem danificada pode ser tratada por meio de uma técnica chamada microfratura, na qual pequenos orifícios são feitos na superfície de uma articulação. A técnica de microfratura faz com que o corpo crie um novo tecido na articulação, mas o novo tecido não se parece muito com a cartilagem.