A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral. ... Define-se, portanto, como 0° a latitude do Equador.
Em relação ao clima, as cidades que se encontram mais próximas da Linha do Equador apresentam altas temperaturas. Por outro lado, as cidades mais distantes da linha do Equador, apresentam temperaturas mais baixas. Isso explica porque nos estados do norte do Brasil as temperaturas são bem mais altas que na região sul.
Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.
Na linha do equador temos uma grande incidência de radiação solar durante o ano todo, e por conta disso acabamos não tendo as estações bem definidas. ... Por exemplo, o sul do Brasil é bem frio no inverno do que no Nordeste que recebe grande parte da radiação solar durante todo o ano.
A linha do equador atravessa estas 13 maravilhas
No Brasil, essa linha imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador.
Vários países são “cortados” pela linha do Equador, são eles: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda, na África; Brasil, Colômbia e Equador, nas Américas; Indonésia e Maldivas na Ásia; Kiribati, na Oceania.
O atual conceito da linha surgiu em 1590, com a projeção de Mercator, que dividiu o mundo em dois hemisférios com uma linha que passava pela então colônia espanhola, que acabou se chamando Equador.
Surgiu na Antiguidade o conceito de uma linha imaginária que dividia o planeta Terra em duas metades e sua origem é de uma linha que cortava o céu e o separava em dia e noite. ... Meridianos são círculos máximos que passam pelos polos e são perpendiculares ao Equador, dividindo a Terra em duas partes iguais.
Na linha do equador temos uma grande incidência de radiação solar durante o ano todo, e por conta disso acabamos não tendo as estações bem definidas. ... Por exemplo, o sul do Brasil é bem frio no inverno do que no Nordeste que recebe grande parte da radiação solar durante todo o ano.
Eratóstenes
Meridiano de Greenwich
Ptolomeu inventou a projeção cônica equidistante meridiana, na qual distâncias ao longo dos meridianos e ao longo de um paralelo central são representadas em uma escala constante, os paralelos são representados como círculos e os meridianos como retas.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Hemisfério Sul, austral ou meridional é a metade de um planeta localizada entre a linha do Equador (latitude 0º) e o Pólo Sul.
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.
Uma linha imaginária chamada equador divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. O equador se estende na direção leste-oeste e também é chamado de latitude 0° (zero grau). Os locais ao norte do equador fazem parte do hemisfério Norte. Os locais ao sul do equador estão no hemisfério Sul.
Países que são encontrados no hemisfério Sul são Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Angola, Zâmbia, Malauí, Moçambique, Namíbia, Indonésia, Nova Zelândia, Madagascar, Papua Nova Guine, Tanzânia, Zimbábue, África do Sul.
Hemisfério Norte, boreal ou setentrional é a metade de um planeta localizada entre a linha do Equador (latitude 0º) e o Polo Norte. Pode definir também a metade da esfera celeste ao Norte do equador celeste.
Na entrada do verão no hemisfério sul, o Sol nasce bem à direita do leste. Já no início do inverno, nasce bem à esquerda do leste.
No Brasil o sol nasce no mar (leste) e se põe no continente, mas na praia do Engenho/Almada, pela geografia da península, o sol se põe no mar, num espetáculo raro e bonito.
1º passo: aponte sua mão direita para a posição em que o sol nasce (Leste). 2º passo: aponte sua mão esquerda para a posição em que o sol se põe (Oeste). Realizando esses dois procedimentos, seu nariz apontará para a posição Norte e a nuca ficará voltada para a região sul.
O sol obrigatoriamente sempre nasce a leste e se põe a oeste, independente dos solstícios? O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte.