A glicose (C6H12O6) é a principal molécula usada para produção de energia nas células. A quebra dessa molécula libera energia para ser usada nas funções metabólicas das células.
E todo esse conjunto de transformações químicas que acontecem com o organismo é chamado de metabolismo. A palavra metabolismo vem do grego “metabolé” e significa transformar.
Outro exemplo importante de anabolismo é a fotossíntese que ocorre nas plantas. Nesse processo, os vegetais obtêm glicose a partir de CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água).
Bioquímica é um dos temas que caem em praticamente todas as edições do Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito e utiliza o método TRI de correção!
Cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa: transferência de elétrons provenientes de íons H+ de molécula a molécula. Nessa etapa ocorre a maior produção de ATP da respiração celular, produz 34 ATPs ao final, no entanto, esse número pode ser menor em alguns casos.
Basicamente, a todo momento dois processos ocorrem nos organismos: a construção de moléculas (anabolismo) e a degradação de substâncias complexas em outras mais simples (catabolismo).
Eles são as moléculas responsáveis por captar e armazenar a energia nas células. Essa energia é proveniente da quebra das moléculas de glicose e fica armazenada nas ligações fosfato.
Bom, você pode testar todo o seu conhecimento sobre metabolismo energético com o Simulado Enem do Beduka. Existem muitas questões sobre este assunto e responder algumas das edições anteriores vai te ajudar a ficar craque nele.
Glicólise: acontece no citoplasma das células. Nessa etapa ocorre a quebra das moléculas de glicose em moléculas menores que irão formar piruvato. O piruvato, também chamado de ácido pirúvico, dará origem a acetilcoenzima-A (acetil-CoA). Produz 2 ATPs ao final.
A fermentação é um tipo de respiração celular anaeróbica que pode ser de vários tipos: alcoólica, lática, acética e natural.
A nutrição é o fenômeno que garante ao ser vivo a multiplicação de células no interior do corpo durante o período de crescimento e também de reconstrução das partes desgastadas.
Antes de responder sua pergunta sobre o que é metabolismo energético, precisamos compreender quais são as reações químicas que ocorrem nos seres vivos e como elas funcionam.
A respiração celular é o principal processo de obtenção de energia dos seres vivos. Nesse processo, as moléculas de glicose são quebradas para liberar a energia armazenada.
Ciclo de Krebs: se inicia na matriz mitocondrial e termina no citosol. Esse ciclo é uma sequência de reações onde acontece a oxidação de acetil-CoA em gás carbônico. Produz 2 ATPs ao final.
Como exemplo de anabolismo, podemos citar a produção de proteínas a partir dos aminoácidos.
Grande parte dos seres vivos obtém energia por meio de uma reação química entre a glicose (C6H12O6) e o gás oxigênio presente no ar (O2). O produto dessa reação é gás carbônico (CO2 e água).
A digestão, mecanismo onde os alimentos que foram consumidos são quebrados e transformados em substâncias mais simples, é um exemplo de reação catabólica.
A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é metabolismo energético. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto que quiser clicando em um desses tópicos:
O termo metabolismo (do grego metábole, que significa mudança) é usado para descrever as várias reações químicas existentes no organismo que garantem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo.
Quer perder peso enquanto dorme? Faça isto antes de ir para a cama
Conheça 5 ervas medicinais que aceleram o metabolismo
Medicamentos que emagrecem