As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A reciclagem possui diversos benefícios, como:
12 – Qual é a situação do Brasil em relação a reciclagem? De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos vão para a reciclagem, sendo que 30% a 40% são considerado próprios para reaproveitamento e reciclagem.
Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. ... Há alguns casos em que a reciclagem também reduz o consumo de energia.
No total, segundo dados da WWF Brasil, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico em 2019, mas apenas 145 mil são recicladas em território nacional, ou seja, 1,3%. Com isso, o país se encontra muito abaixo da média global de reciclagem plástica – que é de 9%.
Entenda como funciona o ciclo. Um dos grandes cases de sucesso da indústria nacional é o alto índice que temos de reciclagem de latas de alumínio para bebidas.
Os materiais mais reciclados no Brasil
Florianópolis é a capital que mais recicla no país.
O Pará é o estado do Brasil que menos aproveita o lixo para a reciclagem. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o estado recicla apenas 0,48% do lixo produzido.
Atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, o Brasil tem um dos menores índices de reciclados.
Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo. Depois, vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).
Brasil é o país
A nossa estimativa é de que apenas 3% dos resíduos secos sejam reciclados, ou seja, materiais como papel, embalagens, vidro, papelão e plástico. Se levarmos em conta também os resíduos orgânicos, o percentual não passa de 5% de tudo que é gerado pela sociedade.
Em relatório disponibilizado pela Agência Européia do Ambiente, Áustria, Alemanha e Bélgica foram os países que mais reciclam lixo desde 2010. Os empregos gerados com a reciclagem do lixo já somam mais de 2 milhões de pessoas e rendem cerca de 145 bilhões de euros por mês.
A China
Normalmente a produção de lixo eletrônico de um país é tem a ver com o seu consumo total de materiais eletrônicos, o que está diretamente relacionado com o seu desenvolvimento econômico.
Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.
Etiópia
Confira a seguir 6 formas de reduzir o lixo eletrônico:
Resposta: Escolha produtos com menos embalagens, separe o lixo em quatro categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico. Eles jamais devem ser jogados no lixo comum, porque os compostos em seu interior contaminam o solo. Não jogue óleo usado pelo ralo, pois ele contamina a água.
4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como: