PESQUISA E EDUCAÇÃO: REFLETINDO A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CAMPO EDUCACIONAL. ... A pesquisa científica tem como foco proporcionar a construção de conhecimentos para o homem em todos os setores, sendo muito bem planejada sistematicamente e praticada através de critérios rígidos no processo de informações.
A importância das pesquisas científicas feitas na Antártida para o Brasil ou para outros países que mantêm estações nesses continente está relacionada ao fato de que tais estudos proporcionam o conhecimento acerca das mudanças climáticas que ocorrem em todo o planeta Terra.
Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, na Antártida.
Além do quê, a pesquisa científica é a razão maior da presença brasileira na Antártica. Por desenvolver pesquisa de substancial importância, o Brasil é membro pleno do SCAR e, com isso, tem direito a participar dos grandes projetos científicos globais, desenvolvidos em parceria internacional na Antártica.
As pesquisas feitas na Antártica estão inseridas no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que em 2020 completa 38 anos de atuação. Há também a presença do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera e pesquisas da Fiocruz. Ao todo, são 19 projetos de pesquisa sendo desenvolvidos.
Apesar do turismo na Antártica ser ainda muito caro, nos últimos 35 anos, várias operadoras se aventuram na região antártica a cada ano. No momento, 35 operadoras de 10 países diferentes atuam na Antártica com navios de turismo. As visitas se concentram nas zonas livres de gelo nos meses entre Novembro e Março.
Antártica: melhores atrações
Continente recebeu mais de 130 mil turistas nos últimos quatro verões. Transmissão de gripe de humanos para aves é um dos riscos. Cientistas que estudam a fauna e flora existentes na Antártica afirmam que a ida de turistas para o continente já é considerada uma ameaça à biodiversidade local.
Morar na Antártica exige planejamento. Os itens de higiene pessoal, como pasta de dente e sabonetes, precisam ser trazidos do continente e armazenados, assim como os alimentos, que devem ser congelados.
Por mais estranho que pareça, existem sim famílias inteiras que moram nas terras geladas. Segundo o New York Times, existe um assentamento chileno, na Península Antártica, chamado de Villa Las Estrellas. Funciona como qualquer cidade chilena, com exceção das condições extremas de frio.
#1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios. #2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes.
km²
As temperaturas médias na região central do continente ficam entre -30°C e -65°C, sendo a menor temperatura do mundo, -89,2°C, documentada na base russa de Vostok, a aproximadamente 3.
Hoje ficou assim: alguns estudiosos acham "Antártica" mais correto, porque surgiu de um termo grego que quer dizer "anti-ártico", ou "do outro lado do ártico". Como o Ártico é no Pólo Norte do nosso planeta, o anti-ártico é no Pólo Sul. E assim ficou Antártico.
A maneira mais comum de viajar até lá é em navios de cruzeiro adaptados a regiões geladas e com mares agitados, saindo e chegando no porto de Ushuaia, no extremo sul da Argentina. Há também operadoras que levam os turistas de avião, a partir do sul do Chile, para bases aéreas em ilhas já pertencentes à Antártica.