A língua desempenha papel importante na mastigação dos alimentos, pois pressiona o bolo alimentar contra os dentes além de misturar a saliva com o alimento. Além disso empurra o alimento para a faringe, iniciando o processo de deglutição.
A língua é uma das manifestações culturais que fundamentam a identidade de um povo. É também um dos elementos essenciais na construção da subjetividade, possibilitando o elo das novas gerações com a herança cultural da comunidade a que pertencem.
Não é um processo que ocorre do dia pra noite justamente por essa necessidade de contato e apropriação de uma cultura distinta, mas resulta por ser extremamente importante. Conhecer muitas expressões e palavras é bom, melhor ainda é saber escrevê-las e aplicá-las corretamente.
A língua é um código desenvolvido com o intuito de transmitir pensamentos e ideias através da comunicação e interação com todos os indivíduos. Apresentar um bom uso da língua e todas as suas normas e regras pode fazer com que as pessoas se destaquem em tudo e com todos com quem ela se relacione no dia a dia.
Artigos. A língua é um órgão muscular que faz parte do sistema digestório. Dotada de 3000 papilas gustativas, estruturas capazes de detectar os sabores amargo, salgado, doce e azedo, ainda identifica texturas e temperatura dos alimentos e tem papel fundamental na formação dos fonemas da fala.
Em média, a língua humana mede 10 centímetros. Veja como é formada através desta ilustração.
A superfície dorsal da língua é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, apoiado sobre uma lâmina própria bastante vascularizada, constituída de tecido conjuntivo denso.
“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”. A coloração da língua apresenta diferentes significados, podendo variar entre branca, rosa, vermelha e amarela. Ela precisa ser lisa, sem muitas bolinhas.
Geralmente, a língua branca é sinal de que existe uma grande acumulação de bactérias ou fungos em boca. A cor da língua fica alterada, ficando coberta por uma camada esbranquiçada que resulta da concentração de resíduos alimentares e células mortas.
Exercício 2. Chupar uma bala colocando ela na ponta da língua e no céu da boca, sugando a bala contra o céu da boca, sem nunca morder ou colocar a bala entre os dentes. Pode-se ficar com a boca entreaberta para criar mais resistência, aumentando os benefícios desse exercício.
Passo a passo para raspar a língua Compre um raspador de aço inoxidável em uma farmácia. Se só tiver de plástico também tudo bem. E se você quiser fazer com o dorso de uma colher de sobremesa, super OK. Faça a limpeza assim que acordar, antes de escovar os dentes e com o estômago vazio.