A bonificação é reconhecida como um bônus pago pelo alcance de uma determinada meta, sendo uma prática muito utilizada na área de gestão de pessoas para reconhecer quem faz um trabalho exemplar.
O adicional ou gratificação de assiduidade é um benefício concedido pela empresa aos colaboradores mais assíduos, ou seja, aqueles que possuem maior frequência ao trabalho. Esse benefício é um grande aliado para manter o engajamento e motivação do colaborador, bem como aumentar a produtividade dos mesmos.
Considera-se prêmio o valor concedido aos empregados, com o intuito de reconhecê-lo pessoalmente, podendo estar relacionado, por exemplo, à qualidade. ... Como o prêmio não está diretamente ligado à contraprestação do trabalho do empregado, tal verba terá natureza indenizatória e não integra o salário.
Premiação – valor devido ao vendedor em função de um eventual desempenho extraordinário do vendedor. Não deve-se recolher encargos sobre este valor, porém, recomenda-se destacá-lo na folha de pagamento (holerite do funcionário) para que ele tenha clareza de quais parcelas recebidas integram a sua remuneração.
Assim, verifica-se que a premiação deverá ser paga mediante a liberalidade do empregador, fazendo jus o empregado que produz atividade acima do esperado. Ressalta-se que a premiação não poderá ser substituída por parcela de natureza salarial.
§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.
Um prêmio ou prémio (do latim praemiu) é algo concedido a uma pessoa ou grupo de pessoas como reconhecimento da excelência em determinado campo ou por um relevante serviço prestado.