Nessa perspectiva, a alimentação saudável é elementar para o desenvolvimento de práticas mais saudáveis de vida, já que influencia o crescimento e o desempenho cognitivo na idade escolar. Logo, o objetivo dessa legislação é garantir que a criança tenha acesso a todos os nutrientes essenciais a essa fase da vida.
Dicas para ter uma alimentação saudável
Como promover a alimentação saudável na escola
A adoção de hábitos alimentares saudáveis previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, lipidios, fibras, vitaminas e minerais.
Para iniciar a atividade o professor deverá dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo será um nutriente (carboidrato, lipídio, proteína, sais minerais e vitaminas). Cada grupo terá que realizar uma pesquisa sobre o seu nutriente e levar para a sala de aula alimentos que representem aquele nutriente.
A falta de vitaminas pode levar ao surgimento de várias doenças, sendo que as mais comuns são: Cegueira noturna. Pelagra. Raquitismo.
Conheça os 8 grupos alimentares
Projeto Saúde e Nutrição orienta para uma alimentação saudável. Criar hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, mas estimular a ingestão de frutas e verduras e orientar quanto ao exagero no consumo de alguns alimentos são ações que ajudam na conscientização.
A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.
Alimentação saudável: dicas para você conseguir manter
Aprenda a ter uma alimentação equilibrada em 8 passos
É importante comer diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções de frutas. - Coma arroz e feijão pelo menos cinco vezes por semana, pois assim terá uma alimentação com todos os tipos de proteínas necessários para o corpo. - Diminua a quantidade de sal nos alimentos.
Infelizmente, muita gente acaba deixando esse hábito de lado porque acha que é preciso ter dinheiro para comer de forma saudável....Vamos lá!
Pães e tortas
Alimentar-se 5 ou 6 vezes ao dia. Comer no café da manhã, almoço, jantar e fazer lanches saudáveis nos intervalos. Adolescentes também sentem mais sono, muitas vezes preferem 10 minutos a mais de sono do que um café da manhã. É importante evitar pular as refeições.
“O padrão alimentar dos jovens está muito abaixo do esperado, com substituição das refeições por lanches rápidos, excesso de frituras e alimentos calóricos”, explica a nutricionista. Por isso, é bom ficar atento e tentar equilibrar esta dieta com legumes, verduras, frutas, feijões, cereais, leite e carnes magras.
A alimentação saudável na infância e na adolescência promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental; e pode prevenir problemas de saúde em longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, ...
O estudo aponta que os alimentos mais consumidos pelos adolescentes brasileiros são arroz (82,0%) e feijão (68,0%) e destaca o alto consumo de bebidas açucaradas (56,0%) e alimentos ultra processados, como refrigerantes, biscoitos e salgados fritos e assados.
Vantagens da diversificação alimentar Reduzir bioacumulação de nutrientes e seus contaminantes; Aumentar a adesão a dieta equilibrada, evitando cair na monotonia e assim recorrer a alimentos menos saudáveis; Melhorar o aspeto das refeições, tornando-as mais apelativas através da variedade de cores, cheiros e sabores.
Algumas outras dicas que são importantes seguir na hora de montar o plano nutricional do dia são: