A idade certa para tirar a chupeta do filho é sempre uma grande dúvida dos pais. Infelizmente, não existe uma idade definida. Confira algumas dicas! Alguns pais aprendem a tirar a chupeta do filho quando ele está com 5 ou 6 meses, já outros deixam até a idade de 3 ou 4 anos, por exemplo.
Restrinja a chupeta a momentos críticos do dia, como a hora de dormir ou quando seu filho está doente, se sentindo mal. Seja firme. Se for premiar a criança por não usar a chupeta, prefira brincadeiras, passeios, privilégios, adesivos ou presentinhos simples -- não dê doces a ela no lugar da chupeta.
Vamos às dicas:
É um movimento vital para seu crescimento, mas que é satisfeito apenas com a amamentação no peito, oferecido sempre que a criança desejar. Já a chupeta, quando indicada, é sempre vinculada ao momento do sono, pois traz um relaxamento e um conforto ao bebê.
— Não deixe a criança ficar com a chupeta na boca o dia inteiro; — Não use a chupeta como um botão de "mudo", ou seja, deixe a criança se expressas e chorar; — Tente fazer a retirada por volta do primeiro ano de vida da criança; — Não dê um nome à chupeta, pois evita o apego emocional.
Nada de procurar ajuda especializada logo de cara ou tentar tirar a naninha do seu filho a força, deixe que ele cresça e se desenvolva no tempo dele. É saudável e é normal. Além disso, a naninha é um objeto tão querido que muitas crianças guardam mesmo depois que crescem.
Em geral, o bebê adota a naninha até os 10 meses de idade. Mas pode ser que ele não tenha nenhum objeto de transição, por mais que os pais insistam em oferecer opções – e tudo bem, não tem prejuízo nenhum nisso. Na verdade, o aconselhável é não insistir.
“No primeiro ano de vida, a criança se liga a esses objetos como forma de conseguir suportar a ausência materna.
A idade ideal para tirar a fralda do bebê O ideal é evitar tirar a fralda do bebê antes dos 22 meses, pois é a partir dessa fase que a criança sai da fase oral e entra na fase anal, quando passa a ter consciência de que produz xixi e cocô e desenvolve controle dos esfíncteres.
Antes do cochilo da tarde e à noite, antes de dormir, levar a criança no banheiro para fazer xixi ou cocô, não esperando mais do que 5 minutos no penico; Acordar o bebê apenas uma vez durante a noite para ir no banheiro, não esperando mais que 5 minutos mesmo que ele não faça xixi ou cocô no penico ou vaso sanitário.
Por isso, veja algumas dicas: