A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
Como surgiu a ginástica artística feminina do Brasil? Em termos mundiais, somente em 1896 a ginástica artística — apenas a masculina — foi incluída nos Jogos Olímpicos da Era Moderna. No Brasil, a modalidade chegou alguns anos antes, no século XIX, junto aos imigrantes europeus que fixaram residência no Sul no país.
Já a ginástica artística surgiu na Grécia Antiga como atividade atlética, e no Egito as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas para entretenimento. ... Como essas atividades envolviam habilidades, a ginástica começou a ser adaptada ao treinamento militar.
Brasil na Ginástica Rítmica A Ginástica Rítmica foi introduzida no Brasil pela prof. Ilona Peuker, da Hungria, que chegou na Cidade do Rio de Janeiro na década de 1950, quando ministrou vários cursos para profissionais da educação. ... As componentes daquela equipe posteriormente difundiram a GR pelo Brasil.
Origem. Calistenia é o termo que vem do grego kallistenés, seu significado é “cheio de vigor”. ... A ginástica, semelhante à calistenia, foi estruturada no século XIX, tinha como objetivo a busca da força em conjunto com a beleza representadas nas formas e curvas do corpo.
A origem da calistenia O termo vem do grego "kallos" e "sthenos" que, respectivamente, significam beleza e força. Assim, os gregos associavam este treinamento por peso corporal à "bela força", fazendo com que a calistenia ficasse conhecida como "a arte e a ciência do belo movimento".
Benefícios da calistenia para o corpo e a mente:
Os exercícios de barra fixa são os mais eficazes para os músculos das costas, existindo uma variedade de exercícios. ... Executar diferentes aberturas de pegada vão alterar o número de músculos a serem trabalhados nos exercícios. Pegadas mais espaçadas vão trabalhar melhor os músculos externos da cintura escapular.
Quando a pegada for de livre escolha, a melhor posição é a supinada (palma das mãos viradas para o rosto), pois desta forma ocorre uma vantagem mecânica que vai auxiliar o executante a fazer a flexão na barra com maior desempenho e evitar fadigar o músculo precocemente.
Segure a barra com as palmas das mãos viradas para trás e sem uma distância muito grande entre as mãos (na direção dos ombros é o ideal). Suspenda a barra de uma forma que mantenha os cotovelos estendidos. Daí é só realizar o movimento de encolhimento, ou seja, subir os ombros sem mexer os cotovelos.