A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
Fisiologia (função) A pele é um órgão muito mais complexo do que aparenta. A sua função principal é a proteção do organismo das ameaças externas físicas. No entanto, ela tem também funções imunitárias, é o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a desidratação.
A pele possui diversos receptores com a capacidade de perceber uma grande variedade de estímulos, incluindo tato, dor, temperatura e pressão. Entretanto, a percepção da luz não é uma função da pele.
Resposta: principais funções da pele para o corpo humano é a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.
A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas.
A derme é a camada da pele situada logo abaixo da epiderme. É fundamentalmente constituída por tecido conjuntivo, sendo ricamente vascularizada e inervada. Possui fibras colágenas, reticulares e elásticas.
Sob a epiderme, a derme varia de espessura de cerca de 0,3 mm nas pálpebras a 4 mm nas costas. Também confere resistência às pressões e esforços mecânicos e ajuda na cicatrização de feridas e na defesa imunitária da pele.
A pele normal é constituída de três camadas: a) epiderme, com espessura de 0,06–0,6 mm, com dois tipos de células, os queratinócitos e os melanócitos; b) derme, com espessura de 1–4 mm, constituída de rica rede de vasos sanguíneos e linfáticos, tecido conectivo, nervos, glândulas, fibroblastos, histiócitos e mastócitos ...
Exercícios físicos. São milhares de exercícios que auxiliam a diminuir a flacidez da pele. Para as pernas, barrigas, bumbum você pode fazer agachamentos, elevação das pernas, abandonar o elevador e subir escadas, corridas leves a moderadas. Para os braços, musculação.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
Geralmente é unisseriada, mas em algumas espécies as células da protoderme podem se dividir periclinalmente, uma ou mais vezes, dando origem, a um tecido de revestimento com várias camadas, ontogeneticamente relacionadas, denominado epiderme múltipla ou pluriestratificada (Fig. 1).
A epiderme é um tecido uniestratificado, isto é, formado por uma única camada de células revestidas por cutícula, um revestimento de natureza lipídica importante para a impermeabilização das folhas, evitando, dessa forma, o excesso de transpiração, principalmente nas plantas de ambiente terrestre.
O termo estômato é geralmente utilizado para denominar o conjunto formado pelo poro e pelas duas células que o circundam, as chamadas células-guarda. O poro, também denominado de ostíolo, faz a comunicação do interior da planta com o meio externo.
Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.
Um estômato apresenta uma estrutura bastante característica: ele é formado por duas células, chamadas de células-guarda, que ficam ao redor de uma abertura denominada de ostíolo. Essa abertura conecta o meio externo com um espaço entre as células chamado de câmara subestomática.
O xilema é um tecido importante para o vegetal e, assim como o floema, é considerado um tecido de condução. A principal função do xilema é garantir que a água e os sais minerais sejam levados da raiz para outras partes do vegetal, de maneira eficiente.