Cazaquistão
Europa
Ásia
Nursultan
Língua cazaque
Significado de Cazaque Cazaques. substantivo masculino plural Nação turcomana oriunda da Ásia Central, com aparência semelhante a dos mongóis; atualmente refere-se à grande parte da população da República do Cazaquistão.
Ao longo do tempo e até mesmo hoje, o Cazaquistão é uma terra de tribos nômades, que são parte das 131 etnias encontradas por lá. Todo esse pequeno histórico resulta num povo hospitaleiro, gentil, solícito e respeitoso. O índice de desenvolvimento humano é considerado alto, segundo dados da ONU.
Cazaquistão
Nursultan
Em 10 de dezembro de 1997, Aqmola se tornou a capital do Cazaquistão. Em 6 de maio de 1998, a cidade foi rebatizada Astana, que significa "capital" em cazaque.
Cazaquistão
O Cazaquistão (em cazaque: Қазақстан, translit.: Qazaqstan, pronunciado: [qɑzɑqˈstɑn]; em russo: Казахстан, translit.: Kazakhstan, pronunciado: [kəzɐxˈstan]), oficialmente República do Cazaquistão, é um país transcontinental, localizado na Ásia Central, com uma pequena parte a oeste do rio Ural na Europa.
O alfabeto cirílico é o sistema de escrita oficial de seis línguas nacionais eslavas: bielorrusso, búlgaro, macedônio, russo, sérvio e ucraniano.
O etnônimo "cazaque" é derivado de uma antiga palavra turca que significa "independente; um espírito livre", o que reflete a cultura nômade dos cazaques. O sufixo persa stan (ver línguas indo-iranianas) significa "terra" ou "lugar de", por isso Cazaquistão significa "terra dos cazaques".
Cazaquistanês é a forma mais usual em Portugal para designar os naturais ou habitantes do Cazaquistão, enquanto no Brasil cazaque é a palavra mais usada. Esta última designa ainda a língua oficial do Cazaquistão, quer no português de Portugal quer no português do Brasil.