As formas flageladas são bem ativas na água em seus movimentos e ao entrarem em contato com a mucosa nasal transformam-se em trofozoítos ativos, via epitélio neuroolfativo atingem o cérebro, onde se disseminam por via sanguínea.
A amebíase, também conhecida como colite amebiana ou amebíase intestinal, é uma infecção causada pelo parasita Entamoeba histolytica, uma "ameba" que pode ser encontrada na água e em alimentos contaminados por fezes.
Uma ameba é um organismo eucariótico, unicelular altamente móvel. São micro-organismos que pertencem ao reino dos protistas. Eles se move de uma forma através de pseudópodes. Como tal, os microbiologistas costumam usar o termo “ameboide”, para se referir a um tipo específico de movimento das amebas.
Pertencentes ao reino protista As Amebas são animais unicelulares, o que significa que são compostas somente por uma única célula. Por causa do tamanho, uma média de 0,2 milímetros, somente é possível observá-las com o auxílio de um microscópio. A ameba é classificada como protozoário.
Amoeba
E amebíase é uma infecção do trato gastrointestinal causada por Entamoeba histolytica. Giardíase é uma doença gastrointestinal que pode apresentar-se de forma assintomática ou com sintomas de diarreia, fezes aquosas, cólicas e dor no estômago que geralmente começam 1-2 semanas após infecção.