Sobre o conceito de educação em Weber, pode-se elogiar o fato desse autor perceber o processo de burocratização e especialização desenfreados decorrentes do processo de racionalização do capitalismo. A educação nada mais é do que um sistema de treinamento que forma e introduz indivíduos no mercado de trabalho.
Para Weber, além de minimizar a formação humanística de caráter mais integral, a educação racionalizada (pedagogia do treinamento), continua a ser usada como mecanismo de ascensão social e de obtenção de status privado. O capitalismo reduzia tudo, inclusive a educação, à mera busca por riqueza material e status.
Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da Educação. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações de partido ou de classe.
Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social. Assim, o sistema econômico e as relações sociais são chamadas de infraestrutura e superestrutura. ...
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
Confira 7 conceitos de Karl Marx que você deve saber para a prova do Enem:
A seguir, selecionamos quatro exemplos.
À época de Marx, "socialismo utópico" designava um conjunto de doutrinas diversas (e até antagônicas entre si) que tinham em comum, entretanto, duas características básicas: (1) a base determinante do comportamento humano residia na esfera moral/ideologia e (2) o desenvolvimento das civilizações ocidentais estava a ...
O socialismo científico tinha como principais bases teóricas o materialismo histórico, o materialismo dialético, a luta de classes, a revolução proletária, a doutrina da mais-valia e a teoria da evolução socialista.
Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: República Moldava da Transnístria, República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia do Norte, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.