365 dias
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.
O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Já nos Solstícios, ocorre o contrário.
O solstício ocorre quando o Sol está mais perto de um dos hemisférios, fazendo com que uma parte do mundo tenha um dia maior, enquanto o outro lado tem um dia menor. Já no equinócio, o Sol está mais próximo da linha do Equador, e por isso o dia e a noite nos dois hemisférios tem a mesma duração.
O solstício e o equinócio acontecem duas vezes ao ano, cada um, mas as estações ocorrem em momentos diferentes nos hemisférios. Solstício: marca o início do inverno e do verão. Equinócio: marca início da primavera e do outono.
solstício de verão
Outono: 20 de março de 2021, às 06h38; Inverno: 21 de junho de 2021, às 00h32; Primavera: 22 de setembro de 2021, às 16h21; Verão: 21 de dezembro de 2021, às 12h59.
Primavera
Em 22 de junho a Terra se encontra em posição inversa, isto é, o hemisfério norte é que está mais voltado para o Sol, de maneira que recebe mais luz, marcando assim o início do verão neste hemisfério e início do inverno no hemisfério sul.
Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.
hemisfério de verão
Inverno
O momento de um equinócio é aquele em que o Sol passa sobre o equador celeste; o que corresponde ao instante em que os dois hemisférios estão igualmente iluminados.