Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização.
Assim como o planejamento, organização e direção, o controle é uma função que se distribuiu entre todos os níveis organizacionais: existe o controle estratégico, o tático e o operacional.
O RH tático é responsável pelas ações derivadas do planejamento estratégico da companhia que permitem uma visão mais externa em relação ao nível operacional, e por isso são explorados projetos e ações que visam a melhoria do desempenho da área de RH.
O RH estratégico automatiza as atividades operacionais por meio de softwares destinados a essas funções, trabalhando em busca de resultados. A partir daí, o profissional ganha tempo para atuar visando a esse objetivo.
A gestão estratégica de pessoas é a nova abordagem utilizada pelas empresa e tem como objetivo entender os colaboradores e alinhar seus interesses com os da própria organização. Ela surge nesse cenário como peça fundamental para auxiliar as empresas.