Tipos de carboidratos Os carboidratos simples são unidades que, ao unir-se, formam carboidratos mais complexos. Exemplos de carboidratos simples são a glicose, ribose, xilose, galactose e frutose.
Alimentos ricos em carboidratos integrais/complexos:
Os carboidratos apresentam como principal função a função energética. Entretanto, os carboidratos possuem funções que vão além de garantir a energia para as células, estando eles relacionados também com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais, por exemplo.
Eliminado da dieta os carboidratos refinados pode-se manter entre 100 a 150g por dia de carboidratos saudáveis (batata, cenoura, legumes - raízes e tubérculos) para a manutenção de peso e menos de 100g/dia para perda. Abaixo de 50g ocorre a queima de gordura acelerada.
Este estudo demonstrou que o consumo maior de carboidratos, ou açúcares, - e NÃO o maior consumo de gorduras- é que se associou a maiores taxas de mortalidade geral. Isso significa que uma dieta mais rica em gorduras pode ser mais “saudável” que uma dieta mais rica em açúcares.
A verdade é que comer gordura não engorda. Você também não precisa se sentir culpado quando come gordura, porque a gordura é essencial para a nossa saúde. O cérebro humano tem mais de 65% de gordura.