Memória Principal - é aquela utilizada diretamente pelo processador. Exemplos mais conhecidos: ... Memória ROM - trata-se de uma memória não volátil e que é armazenada pelo computador. Memória Secundária - é aquela utilizada diretamente pelos usuários de uma máquina.
A memória principal também é conhecida como memória central, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados /informações (programas, objetos, dados de entrada e saída, dados do sistema operacional, etc.).
As memórias primárias (Reais) são aquelas em que o processador endereça diretamente como: RAM, ROM, Registradores e o CACHE. Já as memórias secundárias são aquelas que não podem ser endereçadas diretamente, todas as informações deverão ser mandadas para uma memória intermediária antes (primária).
A RAM (memória de acesso aleatório, em tradução literal) permite que você acesse dados de forma não sequencial, além de ser relativamente rápida em comparação ao próximo método. ... Seu ponto negativo é o mesmo do cache: é uma memória temporária e volátil, que tem suas informações perdidas quando o computador é desligado.
Tecnicamente, os módulos da memória DDR4 são mais eficientes quando o assunto é energia, pois utilizam 1,2 volt, enquanto a DDR3 utiliza 1,5 volt para a alimentação. A diferença, aparentemente pouca, pode gerar uma economia de até 40% no consumo de energia, o que ajuda a prolongar a vida útil da bateria dos notebooks.
A função da memória cache é armazenar informações mais acessadas para que ele possa trabalhar com maior velocidade, ao invés de esperar a informação vir da memória RAM, o que leva a CPU esperar menos e perder menos clocks, e processar as coisas mais rápido. ... Quanto maior o cache for, mais lento é acessar ele.
Neste cache ficam armazenados também últimos dados acessados pelo processador, permitindo que um dado solicitado repetidamente possa ser retransmitido a partir do cache, dispensando uma nova e lenta leitura dos dados pelas cabeças de leitura do HD.
Cache: quando um disco rígido precisa transferir dados a partir de uma seção da unidade para outra, ele utiliza uma área especial da memória embutida chamada cache ou buffer. HDs com maior cache permitem que os dados sejam transferidos mais rapidamente.
Sempre que a unidade de busca do processador precisa de um novo dado ou instrução, ela procura inicialmente no cache L1. Se não encontrar, parte para o L2 e depois para o L3. Se a informação não estiver em nenhum dos níveis de memória cache, ela terá de ir até a memória RAM.