- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
Amidas são as substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio. Exemplos de amidas no nosso dia a dia: Penicilina - antibiótico para tratar doenças infecciosas.
As amidas são compostos derivados teoricamente da amônia, pela substituição de um de seus hidrogênios por um grupo acila. As amidas são compostos que possuem em sua estrutura um hidrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila, que é o carbono realizando uma dupla ligação com o oxigênio.
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
diaminometanal
O que é a uréia? A uréia é um tipo de fertilizante sólido muito utilizado para fazer a adubação de um grande número de plantas. Apresenta-se na forma de grânulos brancos que contém em sua composição 46% de Nitrogênio. É o fertilizante sólido de maior concentração de Nitrogênio.
CH₄N₂O
A ureia CO(NH2)2 é um fertilizante sólido granulado tida como principal fonte de nitrogênio (N) para adubação no Brasil. Apresenta-se na forma de grânulos e tem concentração de 44% a 46% de nitrogênio.
O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina.
Caso a ureia seja aplicada em um local úmido, como a grama e a terra após a chuva, ela acabará se transformando em amônia, evaporando junto com a água. O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar.
O aumento da concentração de ureia no sangue pode indicar que há grande quantidade de ureia sendo metabolizada pelo fígado ou que os rins não estão funcionando corretamente, havendo alteração no processo de filtração do sangue.
Sintomas da uremia
A melhor maneira de avaliar se os rins estão funcionando bem é fazendo os exames de sangue para saber a dosagem de creatinina e de urina para avaliar se há perda de sangue ou proteínas.
Exames de rotina ajudam no diagnóstico precoce de doenças renais. Testes simples, como o que mede a taxa de creatinina no sangue e o exame de urina I, podem ser o ponto de partida para o diagnóstico precoce de doenças renais. O primeiro é feito com coleta de sangue e avalia a quantidade de creatinina.