A carta ou correspondência está entre os mais aplicados na comunicação do cotidiano. A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário). ... Na atualidade, a forma de transmissão mais utilizada para a carta é o e-mail (electronic-mail - correio eletrônico).
Aqui, de maneira específica, ater-nos-emos às particularidades inerentes à carta aberta – caracterizada como sendo um gênero textual de caráter argumentativo pertencente a uma pessoa ou até mesmo a um grupo, cujo objetivo é manifestar-se publicamente, revelando sua opinião ou reivindicando algo.
Por meio desse texto, o autor procura defender um ponto de vista e convencer não apenas o destinatário, como também o público que tiver acesso à carta. A estrutura desse gênero se assemelha às das cartas pessoais, mas possui um caráter argumentativo, tendo em vista que sempre defende uma opinião.
Sobre o gênero textual carta aberta, quais afirmações são verdadeiras? ... O gênero textual carta aberta tem como objetivo principal transmitir informações, reivindicar ou conscientizar sobre assuntos de interesse coletivo. Tem caráter argumentativo, busca convencer o leitor de suas ideias.
Como escrever uma carta formal