A genética populacional, também chamada de genética de populações, é um campo teórico dentro da Biologia que busca, através de cálculos matemáticos, estudar a distribuição e a composição genética em uma ou mais populações e as consequências de possíveis mudanças nessa composição.
Os fatores que influenciam a diversidade genética dentro de um conjunto de genes incluem o tamanho da população, mutação, deriva genética, a seleção natural, a diversidade ambiental, a migração e os padrões de acasalamento não-aleatórios.
Então no equilíbrio as frequências genotípicas podem ser deduzidas a partir das frequências gênicas em cada população....o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
O equilíbrio de Hardy-Weinberg ou princípio de Hardy-Weinberg permite verificar se uma população está evoluindo por meio da avaliação da frequência de um alelo em determinado instante....Resolução.
Ausência de seleção natural: para que uma população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que a seleção natural não esteja atuando nela. Caso haja atuação da seleção natural, alguns genótipos serão selecionados, modificando as frequências alélicas da população.
Exemplo: encontrando a frequência alélica
4 4 – Sabendo-se que a frequência de um alelo recessivo (a) em uma certa população é 0,3, as frequências genotípicas esperadas para AA, Aa e aa serão, respectivamente, 0,49; 0,42 e 0,09.
Para determinar o número de fenótipos na herança quantitativa, precisamos saber o número de pares de alelos, que é representado pela letra n. O número de fenótipos será sempre igual a n + 1. Por exemplo, se em uma herança quantitativa existirem 5 genes, então neste caso o número de fenótipos será igual a 6.
Exemplo mais comum é a cor da pele, se levar muito sol, mudará de tonalidade. Gerando: Aa,Aa,Aa,Aa. Proporção genotípica 4:4 ou seja 1 (100%) Proporção fenotípica = igual (4:4 - 1 ou 100%). Gerando: AA; Aa; Aa,aa.
O genótipo associado aos fatores epigenéticos e fatores ambientais não herdáveis determinam o fenótipo. ... O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa.
Em F2, a proporção genotípica é 1 CVCV : 2 CVCB : 1 CBCB e a proporção fenotípica é de 1 de flores vermelhas : 2 de flores rosas : 1 de flores brancas. cruzamento de heterozigotos codominantes, a proporção fenotípica é a mesma encontrada na dominância incompleta (1:2:1).
Explicação: Se o cruzamento for realizado entre uma planta cor-de-rosa com outra planta cor-de-rosa , partindo do principio da co-dominância teremos: F2 = Genótipos: 1/4 VV, 1/2 VB, 1/4 BB. VV dará origem à uma planta com flor vermelha.
O cruzamento entre duas plantas maravilha com flores cor-de-rosa resultarão nas seguintes porcentagens da prole são 25% vermelho, 25% branco e 50% rosa. Ocorrerá um padrão de herança que floresce a cor nessas flores chamado de dominância incompleta, ou seja, heterozigotos com fenótipos intermediários ou parcial.
a) As flores róseas apresentam genótipos AAbb ou Aabb. b) Pais: AaBb x aabb Filhos: 25% AaBb (roxa); 25% Aabb (rósea); 25% aaBb (branca) e 25% aabb (branca). proporção genotípica: 1 : 1 : 1 : 1 proporção fenotípica: 1 roxa : 1 rósea : 2 brancas.
Resposta. O cruzamento entre uma planta maravilha (mirabilis jalapa),que tem flores vermelhas e uma planta da mesma espécie, que tem flores brancas ,origina apenas plantas com flores cor de rosa.
Quando se faz o cruzamento entre duas plantas maravilhas (Mirabilis jalapa), uma como flor branca e outra como flor vermelha, há sempre a formação de um terceiro fenótipo em que o resultado é sempre uma planta com flores rosas. Trata-se de um caso clássico de *
Esses indivíduos de F1, intercuzados, produziram em F2 dois tipos de fenótipos, na proporção de : 9/16 plantas produtoras de flores púpura e 7/16 plantas produtoras de flores brancas....A cor da flor das ervilhas de cheiro.
O mesmo vale para aabbccddee (todos recessivos=nenhum heterozigoto: 2⁰=1⇒abcde). Os filhos desse cruzamento serão todos penta-híbridos (com os 5 pares heterozigóticos). Portanto: 2⁵ = 32 combinações possíveis entre esses genes nos gametas.
Então, como eu quero saber a possibilidade de um acontecimento ou de outro, a probabilidade será calculada pela soma dos acontecimentos independentemente. Resultado = 2/6 = 1/3 de probabilidade que o dado caia com a face 1 ou 5 para cima.
Para determinar os gametas de um determinado indivíduo, combine de todas as formas possíveis os genes de um caráter com os genes do outro caráter que está sendo analisado em conjunto. n = número de heterozigotos ou híbridos existentes no genótipo. Exemplos: a) VVRr : 2n = 2¹ = 2 gametas diferentes ( VR e Vr).
Gametas são células haploides, e como já foi dito por Mendel, as características genéticas são segregadas durante a formação dos gametas e voltam a ser unir na fecundação. Logo, gametas de indivíduos AA, Aa e aa não irão transmitir dois alelos cada, apenas um. Os indivíduos AA irão entregar apenas A.
Um indivíduo com genótipo AaBbCc produz 8 tipos de gametas diferentes. Um indivíduo com genótipo AABB produz 2 tipos de gametas diferentes.
Por se tratar de um célula haploide, de acordo com a segunda lei de mendel, cada gameta terá proporção igual. Sendo assim, o individuo produzirá 50% de gametas do tipo V e igualmente 50% gametas do tipo v.
Bb. AABB.
Feminino: óvulos. Masculino: espermatozoide.